Programa paroquial

domingo, 31 de maio de 2015

Profissão de Fé do grupo do 6º ano

O domingo de Pentecostes ficou marcado, na paróquia da Boa Vista, pela celebração da Profissão de Fé. Depois da vivência da caminhada proposta nas "Catequeses da Fé", seis encontros para o aprofundamento e vivência do Credo, os jovens do 6º ano, viveram esta celebração com a consciência de que a fé é uma caminhada de relação constante com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, em Igreja. Fica o testemunho em primeira pessoa de um dos elementos do grupo:


No passado dia 24 de maio de 2015 eu e o meu grupo de catequese fizemos a Profissão de Fé. Ao longo dessa caminhada tivemos de nos preparar, por isso a nossa catequista marcou encontros ao sábado para nos explicar melhor o significado da oração do credo.
Quando chegou o dia da Profissão de Fé eu estava um pouco ansiosa porque ia professar a minha fé diante de Deus e de Jesus. Durante a celebração fomos várias vezes chamados ao altar e eu senti-me muito contente e feliz por estar em união com Deus.
Os momentos que mais gostei foram: renovar a minha fé e de entregar a flor a Nossa Senhora.
No final cada um foi convidado a fazer uma oração de louvor.
Gostei muito da minha Profissão de Fé.

Eduarda

sábado, 30 de maio de 2015

Sois um só Deus na trindade de uma só natureza

O Mistério da Trindade situa-nos no coração do Amor de Deus. Pode parecer uma afirmação de fé muito distante e difícil de compreender e, de facto, racionalmente, não é simples: como é que o único Deus, vivo e verdadeiro, é o mesmo no qual Jesus envia os discípulos a batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, no texto do Evangelho que escutamos neste Domingo...?

Mais do que raciocínios lógicos e matemáticos, somos convidados a contemplar (entrar dentro) do sentido profundo desta revelação que Deus faz de si mesmo em Jesus Cristo: Deus, na sua identidade, é Comunhão, Relação, Amor. Entrar dentro deste mistério é deixar.-se abraçar pelo Amor que nos sonhou, que nos envolve, que nos salva, para se partilhar connosco eternamente.

Na liturgia deste Domingo, o prefácio levanta um pouco o véu de todo este mistério:

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, 
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação 
dar-Vos graças, sempre e em toda a parte:
Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito Santo, 
sois um só Deus, um só Senhor, 
não na unidade de uma só pessoa, 
mas na trindade de uma só natureza. 
Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, 
nós o acreditamos também, sem diferença alguma, 
do vosso Filho e do Espírito Santo. 
Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, 
adoramos as três Pessoas distintas, 
a sua essência única e a sua igual majestade.

sábado, 23 de maio de 2015

Encontro de oração e reflexão para casais

No próximo sábado, dia 30 de maio, das 9h às 18h, no Seminário de Leiria, o Departamento Diocesano da Pastoral Familiar vai realizar um dia de reflexão e oração para casais.

Sabendo o quanto é importante que o casal encontre tempo para parar, se encontrar, dialogar e rezar, é com  estes objetivos que promove esta atividade com o tema «Senhor, ensina-nos a rezar», que será orientado pelo padre Cristiano Saraiva.

Inscrições decorrem até ao dia 25 de maio para Elsa e José António Machado (919 371 149 | elsadrmachado@gmail.com). O almoço no seminário terá um custo de 7,50€ por pessoa.

O Espírito torna suportável o peso das exigências da Palavra


"O Pentecostes é a plenitude da Páscoa, celebra o dom do Espírito, celebra aquilo que Deus já operou em Jesus de Nazaré e evoca o que "ainda" não é, ou seja, a extensão universal e cósmica das energias de vida e de salvação colocadas por Deus na ressurreição de Jesus. O Pentecostes é simultaneamente celebração e invocação.
(...)
Como Paráclito (“Consolador” como diz a tradução italiana), o Espírito é consolação, assistência na luta que o crente tem de enfrentar no mundo, defesa no processo que o próprio mundo (a mundanidade idolátrica) intenta contra Ele. Mas é também a força que consente ao crente que carregue o peso da palavra de Deus na história: aquelas palavras que os discípulos não podem “por agora” carregar (Jo 16,12), poderão ser carregadas, logo vividas e testemunhadas, graças ao Espírito Santo que fará delas jugo esmagador, mas suave e leve. Princípio de profecia, o Espírito torna suportável o peso das exigências da Palavra a que o Profeta e a Igreja (ministra e serva da Palavra, logo chamada, também ela a ser profética), são, antes de todos, submetidos."

LUCIANO MANICARDI, in: Mosteiro de Bose


Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Festa da Boa Vista 2015


Passeio para maiores de 65 anos

Como vem sendo hábito nos últimos anos, a Junta de Freguesia irá organizar o passeio anual especialmente destinado à população com idade igual ou superior a 65 anos.

A organização é da Junta de Freguesia, com a colaboração das Paróquias e das Conferências de São Vicente de Paulo da Boa Vista e de Santa Eufémia.

As inscrições serão nas sedes das duas freguesias, onde poderão obter outras informações que necessitem.
- Santa Eufémia: 244 801 052 | santaeufemia@santaeufemia-boavista.com
- Boa Vista: 244 723 025 | boavista@santaeufemia-boavista.com

sábado, 16 de maio de 2015

Ascensão: o início de um tempo novo

O Evangelho deste Domingo põe-nos diante de um último encontro de Cristo ressuscitado com o grupo dos Onze, no qual os envia a anunciar o Evangelho, da sua ascensão e do início da actividade missionária dos discípulos.

É o início de um tempo novo: Jesus não está da mesma forma, mas está presente pela acção e testemunho dos discípulos que O tornam presente neste mundo. A comunidade dos crentes não pode deixar de anunciar a Vida recebida, e de a tornar presente pelo vencer das injustiças e opressões (o “expulsar dos demónios”), pela construção da paz e do entendimento entre os povos (o falar de “novas línguas”), pela esperança que levam a todos os que sofrem (a “cura” dos doentes). Jesus reentra na comunhão do Pai, mas continua a sua missão de construir o Reino de Deus através de todos os que optam por Ele e seguem os seus passos. Como recorda o Sr. D. António Marto, «os cristãos estão presentes no mundo, em todos os âmbitos da sociedade; e devem estar aí segundo a sua identidade, isto é, como cidadãos do mundo, fiéis ao Evangelho, guiados pela consciência cristã (cf. GS n. 76)» (Testemunhas de Cristo no mundo, 2.4.)

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 12 de maio de 2015

16 de maio: Festa das Sopas

Os Pioneiros Agrupamento do C.N.E. 1227 - Boa Vista convidam todos para a Festa das Sopas do dia 16 maio, pelas 20h, no salão da Junta de Freguesia da Boa Vista.

Para reservar a entrada, poderá fazê-lo através dos escuteiros do Agrupamento, ou pelo telefone 966 730 735.

A primeira comunhão das crianças do 3º ano

Eu sou o Pão Vivo descido do Céu

No dia 03 de maio, as crianças do 3º ano da catequese receberam o sacramento da Eucaristia, num ambiente de muita alegria e grande fé. Estavam serenas e felizes! O Amigo que iam receber era Alguém que as tinha atraído em momentos muito específicos, quer a nível do conhecimento da sua Pessoa, da sua Palavra, quer a nível da familiaridade experienciada com Ele.

Na verdade, foi um dia belo e feliz para todos! Para nós, catequistas, foi também um momento de grande alegria e de gratidão ao Senhor, ao vermos o caminho de fé que ajudámos os nossos catequizandos a fazer. Cada um, ao seu ritmo, preparou-se com muito interesse e seriedade para este dia – “O meu primeiro encontro com Jesus, no meu coração” –. Os momentos intensivos de preparação, acompanhados com a oração/adoração eucarística foram o melhor ponto de partida para que todos tivessem a certeza que comungar não é receber uma coisa, mas uma Pessoa – Jesus Cristo Ressuscitado. Acreditando nas palavras de Jesus: “Eu sou o Pão Vivo descido do Céu”, foi visível a capacidade espantosa de abrirem o coração para acolher o Senhor Jesus. Ter ‘acesso’ à verdade e candura com que falam do seu “encontro com Jesus”, faz-nos sentir pequeninas!... Os seus testemunhos revelam ternura, alegria, amor, proximidade… Transcrevemos algumas expressões:

“Jesus, eu gostei muito, mas muito de poder falar contigo. Adorei este dia maravilhoso … Senti que Jesus veio ao meu coração e ele ficou todo iluminado… Jesus, eu senti alegria e amor por Ti… Tu és o meu melhor Amigo. Gosto muito de ti… Quando Te recebi senti-me feliz, porque vieste alimentar o meu coração… Gostei muito de Te receber. Eu amo a Jesus. Tu és o herói do mundo… Senti muito amor por Ti. Senti o meu coração a rebentar de alegria. Senti-me diferente… Foi uma enorme festa. Gosto muito de Ti, Jesus… Adorei receber Jesus. A igreja estava cheia de pessoas. Tudo estava iluminado. Senti-me em festa. O meu coração ficou cheio da luz de Jesus… Eu quando comunguei a hóstia pensei logo em Jesus. Senti-me feliz. Eu amo-Te. Jesus, eu quero seguir-Te”…

Deu-nos também muita alegria o envolvimento do nosso Pároco sempre presente, ajudando e encorajando. Aos pais, agradecemos a presença nas reuniões, encontros e todo o interesse e apreço manifestado pelo trabalho que se ia realizando semana após semana.

As catequitas

sábado, 9 de maio de 2015

Saber-se amado e escolhido por Deus

Antes de nos voltarmos para Deus, já Ele nos escolheu: o amor de Deus por nós está antes de tudo, e acompanha toda a nossa vida. Sermos cristãos é sabermo-nos amados por Deus! Por isso, a nossa vida é também uma resposta de amor: amar como Jesus nos amou – é este o mandamento que Ele nos dá. 

Ser testemunha de Cristo, deixar brilhar em nós a sua luz, viver a vida recebida no Baptismo, é caminhar no amor, orientar a nossa vida pelo amor, dar frutos de amor! É este o caminho para a «alegria completa», a felicidade que buscamos, às vezes em caminhos tão distantes do amor, apesar de lhe darmos esse nome: só o «como» de Jesus é referência para perceber o que é ou não o verdadeiro amor

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Semana da Vida: 10 a 17 de maio

A Igreja Católica vai promover, de 10 a 17 de maio, a Semana da Vida 2015. Sob o tema “Vida com dignidade – opção pelos mais fracos”, a iniciativa pretende “suscitar o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, com uma atenção muito especial à gravidade do aborto e da eutanásia, sem descurar outros momentos e aspetos da vida.”

A Semana da Vida realiza-se desde 1994 e vem na sequência do apelo lançado, em 1991, pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida, sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. A assumir a organização da iniciativa em Portugal, está a Comissão Episcopal do Laicado e Família e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF).

Este ano, recordando a Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”, a organização reafirma que a “defesa da vida nascente está intimamente ligado à defesa de qualquer direito humano”, nem é “opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana”.

O guião da iniciativa, disponível na página www.leigos.pt, propõe dias dedicados aos “nascituros, crianças, doentes, pobres e idosos”. “Pelo meio, no Dia Internacional da Família, 15 de maio, destacamos a família. É nela que a Semana da Vida poderá ter a sua melhor celebração. Daí que os gestos, reflexões e orações sugeridos para cada dia, se dirijam às famílias e às pessoas como seus membros”, lê-se no comunicado.

(in: Diocese de Leiria-Fátima)

- Guião para a Semana da Vida

segunda-feira, 4 de maio de 2015

5ª ano celebrou a Festa da Esperança

No passado dia 19 de Abril o grupo do 5º ano da catequese celebrou a Festa da Esperança.

As crianças do 5º ano foram contar uma história à comunidade cristã reunida para celebrar a Eucaristia. Recordaram alguns dos momentos mais marcantes da história do Povo de Deus. Contaram como Deus esteve presente desde o início na história do povo e, como tudo começou a existir. Contaram como atuou Deus na vida e na história do seu Povo através de pessoas como Abraão, Moisés, os juízes, reis e profetas que Deus chamou e enviou como seus mensageiros.

Os meninos e meninas do 5º ano estavam felizes por poderem contar à comunidade como Deus está presente no meio de nós pois, é com Jesus que Deus está connosco. Jesus é nosso companheiro e convida-nos a ser suas testemunhas. Ele é a verdadeira razão para ter Esperança.

As catequistas do 5º ano da Catequese

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Permanecer: o desafio de arriscar na relação

Se no Antigo Testamento o símbolo da videira era usado para falar de um povo (que nem sempre correspondeu com o fruto esperado), agora Jesus usa-o para falar de si mesmo: Aquele que cumpre em si mesmo tudo o que o Senhor da Vinha pode esperar da sua vinha. Em Jesus encontramos plenamente realizada a «obediência» à vontade do Pai, aquele que tornou a sua vida o lugar donde brota o «vinho novo» da nova aliança no seu sangue derramado na cruz…

Permanecer unido a Ele é a forma de também nós, os discípulos, ramos que não têm vida em si mesmo, mas que necessitam constantemente da seiva que de Jesus no vem, podemos dar fruto: acolher, partilhar, perdoar, respeitar, ser humilde, verdadeiro, justo e solidário, construir a paz, servir o bem comum, amar…

Permanecer unido. Não apenas um relação esporádica ou momentânea, mas com a constância de quem se deixa mesmo podar para que o fruto seja cada vez melhor… A oração, a relação íntima e profunda com Ele, é o que mantém viva e vivificante esta relação.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim