Programa paroquial

terça-feira, 28 de abril de 2015

Liberdade e Novas Tecnologias


No dia da Liberdade, dia 25 de abril, teve lugar no Centro de Dia da Boa Vista, um serão para debater o tema «Liberdade e Novas Tecnologias». Para este debate contámos com a presença de Luís Miguel Ferraz, natural da Golpilheira, pai de três filhos e secretário do Gabinete de Informação da Diocese e Diretor-adjunto do Semanário «Presente Leiria-Fátima».

Luís Ferraz centrou-se na experiência familiar e no uso das novas tecnologias neste âmbito. Referiu que é inevitável manter fora do ambiente familiar as tecnologias, pois estas têm diversas utilidades, desde profissionais ao entretenimento. A tecnologia não é boa nem má. A tecnologia tem as suas potencialidades e há riscos na utilização destas, e por isso é necessário ter cuidados para que os filhos saibam usar as novas tecnologias devidamente. Para que este contacto corra bem, é necessário que os pais estabeleçam regras e limites na sua utilização, e que as façam cumprir.

Durante a exposição, referiu que o digital é a linguagem normal das gerações mais jovens, e que os seus comportamentos são moldados pelas tecnologias que os rodeiam. Luís Ferraz referiu que «a tecnologia é como um órgão vital». Não se pode privar os jovens da tecnologia, mas cabe aos pais e educadores ajudá-los a utilizá-los, sendo necessário ajudá-los a filtrar a informação que estes consultam, pois grande parte dela não é fidedigna, e por isso é necessário observá-la com um olhar crítico.

O uso das tecnologias foi comparado com a necessidade de comer, sendo dever dos pais estar atentos a este tipo de comportamento. Se consome demais, há que estar alerta e falar com os filhos sobre o problema. Um consumo regrado, moderado e assente no real é saudável! Aos pais cabe o papel de não controlar demasiado, acompanhar, compreender e pedir aos filhos que expliquem e mostrem o que fazem no mundo das novas tecnologias.

Foi um grande contributo para os presentes, e foi uma oportunidade para partilhar e debater esta questão que preocupa os pais e educadores do século XXI. Fica o nosso muito obrigado ao Luís Ferraz pela partilha da sua experiência profissional e familiar!

Joana Veigas

sábado, 25 de abril de 2015

Festa das Famílias: um dia para todos

No próximo dia 17 de maio, domingo, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, todos somos convidados para a Festa das Famílias. Com esta atividade, vai encerrar 2 anos que a nossa Diocese dedicou à família e à pastoral familiar.

A atividade começa com uma sessão de abertura, para todos, às 9h, no palco principal.

Encontro Diocesano de Adolescentes

Os adolescentes participarão no ENDIAD, inspirados no episódio da perda e encontro do Menino Jesus no Templo. A atividade chama-se “Ganda Família”. De manhã participarão nos ateliers das vigararias e de tarde vão realizar um jogo de cidade. (mais informações)

Atividades para as Famílias
As famílias, ao chegar ao Parque da Cerca, devem dirigir-se ao check-in para receber toda a informação necessária. Terão à sua espera várias atividades. De manhã, poderão optar por um filme familiar no Teatro Stephens; a visita aos museus da cidade da Marinha Grande (Museu Joaquim Correia; Museu do Vidro; NAC; Exposição Esculpir o Aço); ou um passeio de bicicleta em família (para quem levar as bicicletas). Todas estas atividades começam às 10h e terminam pelas 12h. De tarde, terão as atividades dos ateliers vicariais à sua espera.

Almoço partilhado
Para o almoço partilhado, às 12h30, haverá mesas no Parque da Cerca para aí juntar as famílias e os adolescentes, e todos os que participarem na Festa.

Jubileu dos 25, 50 e 60 anos de casamento

A celebração dos Jubileus Vocacionais faz parte do programa da Festa. Os jubilários (casais, religiosos e sacerdotes que celebram 25, 50 ou 60 anos da sua vocação), juntamente com os seus familiares, terão uma sessão no Teatro Stephens, a partir das 14h00. As inscrições para os jubilários devem ser feitas até ao dia 10 de maio. (mais informações e ficha da inscrição)


Eucaristia final
A Festa das Famílias termina com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, também no Parque da Cerca, com início pelas 16h30. E no final haverá ainda uma pequena surpresa para todos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Relação, confiança, seguimento

O que distingue o mercenário do pastor é a relação que eles têm com as suas ovelhas. Para o pastor, cada ovelha é única aos seus olhos, e cada uma reconhece o seu pastor. Ele está pronto a tudo para que as suas ovelhas vivam, indo mesmo ao ponto de arriscar a sua própria vida. Ele cuida mesmo das que não são do seu rebanho... O mercenário importa-se mais com o seu próprio lucro do que com o bem das ovelhas...

Jesus, que se compara ao bom pastor, vive esta relação como reflexo da sua relação com o Pai: “conheço as minhas ovelhas ... do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai”.

O pastor só tem sentido se ligado a um rebanho. Assim é Jesus: Ele “conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem-no”. Elas “contam verdadeiramente para ele”. Ele ama as ovelhas e cuida delas. Vigia-as. Condu-las a boas pastagens, dando-lhes o bom alimento da Palavra de Deus. Ele vai ao ponto de dar a sua vida pelas suas ovelhas.

Neste domingo em que os cristãos são convidados a rezar pelas vocações, que a sua oração seja dirigida, em primeiro lugar, para o único Pastor, Jesus Cristo. Depois, que se peça para que Ele dê à sua Igreja pastores que procurem conhecer cada vez melhor os homens, amá-los, e que tenham o cuidado daqueles que não são ainda da Igreja. E que a todos ajude a viver a vocação no serviço aos irmãos.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Oração pelas vocações

Deus Pai, fonte de toda a santidade,
envia novas vocações à Tua Igreja,
Servidores generosos
da humanidade ferida,
Evangelizadores
entusiasmados e corajosos,
Pastores santos,
que santifiquem o Teu povo
com a palavra
e os sacramentos da Tua Graça,
Consagrados que mostrem
a santidade do Teu Reino,
Famílias tocadas pela Tua beleza,
para que, pelo Teu Espírito Santo,
comuniquem a salvação de Cristo
a todas as pessoas da Terra. Amén


Oração pelas vocações a 22 de abril
Integrada nesta proposta, haverá um tempo de adoração eucarística na paróquia da Boa Vista, durante a Semana de Oração pelas Vocações. Será no dia 22 de abril, quarta-feira, pelas 20h30.

Vigília vocacional jovem a 24 de abril
Também a nível vicarial haverá um tempo de oração pelas vocações, especialmente dirigido aos jovens a partir do 10º ano da catequese. Será no dia 24 de abril, sexta-feira, pelas 21h, na igreja dos Milagres.

«Tocai-me»

«(…) O Ressuscitado mostra aos seus discípulos as mãos e os pés, os membros perfurados, a carne humana ferida. A encarnação proporcionou a Deus a experiência do sofrimento, do padecer e morrer. E agora o Ressuscitado é encontrado na carne dos que sofrem, tocado nos corpos das vítimas do mal. Cristo não é um espírito ou um fantasma e o cristianismo não é uma alienação ou um espiritualismo quando leva a sério a dor do mundo, quando confessa o Ressuscitado enquanto cura o necessitado, quando discerne o Ressuscitado enquanto toca a carne ferida do homem. “Tocai-me”, disse Jesus, e este tocar a carne humana ferida para confessar o Ressuscitado, este encontro do mistério do Ressuscitado com o enigma do mal, torna a fé uma procura humilde, às apalpadelas, exactamente como a procura dos pagãos, dos não crentes que procuram Deus “mesmo tacteando” (Act 17,27). O paradoxo do Deus crucificado transforma-se no paradoxo do crucifixo em Deus, do ressuscitado que tem um corpo ferido e marcado pelo mal que sofreu. Corpo que pode ser encontrado nos corpos de quem sofre no meio de nós. É o são materialismo cristão.»

in: LUCIANO MANICARDI, Comunidade de Bose

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

quarta-feira, 15 de abril de 2015

8º ano celebrou a Cruz como fonte de Vida

Na Sexta-feira Santa, dia 3 de abril, o grupo do 8º ano da catequese teve a sua celebração principal deste ano: a Festa da Cruz e da Vida. Esta festa procura sobretudo ajudar a compreender como a Cruz é fonte de Vida, e que só vivendo no amor, como Jesus, que na Cruz expressou toda a sua capacidade de amar até ao limite de dar a sua vida por nós, só nesse amor se encontra a fonte da verdadeira vida, a Vida Eterna, ou Vida em Plenitude!

Participando na Celebração da Paixão do Senhor, o grupo do 8º ano viveu a sua Festa animando vários momentos desta Celebração, nomeadamente na narração do Evangelho da Paixão. No final, cada um levou consigo uma pequena cruz.

Fica aqui um testemunho do grupo:

A festa da Cruz e da Vida levou-nos a acreditar que Jesus nos ama incondicionalmente.
Jesus foi crucificado e deu a sua vida por nós.
A Cruz representa não só a morte, mas também simboliza a vida.
Esta festa convidou-nos a testemunhar a verdadeira vida e pudemos também sentir que estávamos a viver no tempo de Jesus, apercebemo-nos do quanto ele sofreu, mas não desistiu, porque nos ama.
Jesus ama-nos sem medida.
Que a Luz de Cristo ilumine o caminho e a vida do nosso grupo.
O Grupo do 8º ano

terça-feira, 14 de abril de 2015

25 abril: Liberdade e novas tecnologias

«Venha tomar café com… Luís Miguel Ferraz»
Educar para a  liberdade no tempo das novas tecnologias


No dia 25 de abril, sábado, pelas 21h30, nas instalações do Centro de Dia da Boa Vista, terá lugar mais um encontro «Venha tomar café com…», e terá como tema de reflexão e partilha a educação para a liberdade no tempo das novas tecnologias.

O convidado para orientar a reflexão é o jornalista Luís Miguel Ferraz, Secretário do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese e Diretor-Adjunto do Jornal Presente Leiria-Fátima.

Haverá um café ou um chá para acompanhar este tempo informal de formação e partilha que procurará ajudar a pensar a forma de ajudar as crianças e adolescentes a lidar bem com as novas tecnologias de informação, como a Internet ou o telemóvel.

A entrada é livre, e haverá uma sala para acolhimento das crianças durante este encontro organizado pela Equipa de Pastoral Familiar da Paróquia da Boa Vista, que conta com o apoio da Associação de Solidariedade Social da Boa Vista, do Agrupamento de Escuteiros 1227 da Boa Vista e da Associação de Pais da Boa Vista.

sábado, 11 de abril de 2015

O desafio da fé no Ressuscitado


O acreditar, a fé, é sempre um confiar-se para além do que se toca e vê... Para lá das provas cientificamente comprováveis, um lançar-se com a razão, o afecto e a vontade, nos braços do Mistério onde apenas dentro se compreende o sentido, e dá sentido...

Tomé é tão vizinho do homem moderno, que quer tocar para acreditar... Ele teve a ousadia de não se fechar nas dúvidas, mas de se abrir à resposta no lugar onde as poderia encontrar: oito dias depois, na comunidade crente, é capaz então de ver, de «tocar» de uma outra forma, a presença viva de Jesus.

E Jesus faz-se realmente presente, «oito dias depois», quando, no ritmo dominical, a Igreja se volta a reunir para, no testemunho da unidade, no perdão pedido e assumido, na Palavra escutada e actualizada na vida, no Pão consagrado e partilhado, se celebra o Mistério desta mesma Presença constante do amor de Jesus que não cessa de nos dar a paz e de soprar sobre nós o mesmo Espírito de Amor que inflamou os discípulos desde a primeira hora.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Atividade-Passeio da ACR em Fátima

No próximo dia 2 de maio, sábado, irá realizar-se uma atividade-passeio, promovido pela Secção da Acção Católica Rural (ACR) da Paróquia da Boa Vista, com destino a Fátima.

A partida da Boa Vista está prevista para as 8h30, junto da igreja paroquial. À chegada a Fátima será percorrida a via-sacra, seguindo-se a visita aos lugares das aparições nos Valinhos. Depois será a visita à igreja paroquial de Fátima, terminando a manhã com a celebração da Missa, na Capelinha. Depois do almoço na Casa Carmo, será a visita à “Casa das Candeias” e à exposição “Neste vale de lágrimas”, estando prevista a saída de Fátima pelas 18h.

As inscrições fazem-se junto dos elementos da ACR.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

"Abril - Mês Vocacional"

De 20 a 26 de abril, a Igreja irá celebrar a Semana das Vocações. Alargando a temática a todo o mês, o Serviço de Animação Vocacional da nossa diocese promove a iniciativa “Abril, Mês Vocacional” com o objetivo é fazer deste tempo uma “grande oração vocacional”.

Neste Ano da Vida Consagrada, a intenção será, prioritariamente, pedir a Deus que nos ajude a revelar “a beleza e riqueza dos carismas da vida consagrada na Igreja”, como referia D. António na carta pastoral que escreveu sobre este ano.

Oração pelas vocações a 22 de abril
Integrada nesta proposta, haverá um tempo de adoração eucarística na paróquia da Boa Vista, durante a Semana de Oração pelas Vocações. Será no dia 22 de abril, quarta-feira, pelas 20h30.

Vigília vocacional jovem a 24 de abril
Também a nível vicarial haverá um tempo de oração pelas vocações, especialmente dirigido aos jovens a partir do 10º ano da catequese. Será no dia 24 de abril, sexta-feira, pelas 21h, na igreja dos Milagres.


ORAÇÃO
Deus Pai,
fonte de toda a santidade,
envia novas vocações à Tua Igreja,
Servidores generosos da humanidade ferida,
Evangelizadores entusiasmados e corajosos,
Pastores santos, que santifiquem o Teu povo
com a palavra e os sacramentos da Tua Graça,
Consagrados que mostrem a santidade do Teu Reino,
Famílias tocadas pela Tua beleza,
para que, pelo Teu Espírito Santo,
comuniquem a salvação de Cristo
a todas as pessoas da Terra.
Amén.

sábado, 4 de abril de 2015

Visita ao sepulcro vazio

A Ressurreição de Jesus, facto histórico, real, mas misterioso, não pode ser descrita com palavras humanas, nem segundo os critérios usados ao descrever acontecimentos humanos. Por isso, os Evangelhos não nos descrevem como foi a Ressurreição de Jesus, mas dão-nos o testemunho daqueles que viram o sepulcro vazio e se encontraram com o Ressuscitado.

Marcos sublinha a circunstância de a Ressurreição se ter realizado no primeiro dia da semana, o que mostrava bem a relação profunda entre a primeira e a nova criação, que se iniciava com este acontecimento: o primeiro dia é o começo do tempo novo em que a humanidade, em Jesus Cristo, participa plenamente da vida divina. Põe também em relevo que o Ressuscitado é o mesmo Jesus de Nazaré, que fora crucificado: não se trata de uma nova pessoa, mas do mesmo Jesus, agora glorioso, em Deus, com as marcas da sua história. É significativo o lugar privilegiado ocupado por Pedro, como igualmente significativa é a tomada de consciência por parte das «mulheres» acerca da sua missão de portadoras da Boa Notícia junto dos discípulos e de Pedro, o Apóstolo que estava encarregado de confirmar a fé dos irmãos: é a Igreja que é chamada a ser portadora desta surpreendente notícia da Ressurreição de Jesus, fonte de toda a esperança cristã, e confirmar a fé dos discípulos.

Oração em família

À volta da cruz, coloca um pano branco, sinal da ressurreição de Jesus que, e reza em família:

Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
origem e fonte de toda a vida,
que criastes o homem e a mulher à vossa imagem
para que, no amor recíproco,
fossem família por Vós abençoada;
abençoai todas as famílias
para que guardem, fielmente,
o vosso eterno desígnio de amor.
Nós Vos damos graças pela família que nos destes:
no amor com que, em cada dia, nos acolhemos,
nos ajudamos e perdoamos
ofereceis-nos uma imagem do amor
com que criais toda a vida
e com que cuidais de todo o ser humano.
Ó Maria, nossa Mãe e Senhora das bodas de Caná,
com o coração de filhos, nós vos confiamos todas as famílias,
em particular, aquelas sem paz,
sem afeto, sem pão, sem trabalho e alegria.
Rogai por nós ao vosso filho Jesus.
Com a doçura e a coragem de mãe,
ajudai-nos a fazer o que Ele nos disser,
para que nunca se extinga
a graça e a festa do amor nas nossas famílias.
Ámen!

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Atividade do 10º ano de Catequese

A Semana Santa ficou marcada, para os jovens do 10º ano da catequese das paróquias da Boa Vista e de Santa Eufémia, por uma atividade-retiro de preparação para o Crisma. Foi na segunda e terça feira desta semana maior da celebração da nossa fé, dias 30 e 31 de março, na casa da Cáritas Diocesana, no Pedrógão, e contou com a presença de todo o grupo da Boa Vista e ainda de 9 jovens de Santa Eufémia que aceitaram o convite para viver este tempo em comum. Ao todo, com os catequistas e o Pároco, foram 25 os participantes.

Ao longo dos dias houve tempo para um pouco de tudo: aprofundar alguns temas, refletir e trabalhar e em grupo e individualmente, algumas atividade de exterior, oração e celebração, e também para o encontro e o convívio.

No percurso temático, aprofundou-se primeiro lugar o que é um sacramento e, depois, procurou-se compreender melhor o que é o sacramento da Confirmação e a sua relação com o Baptismo. A partir daí, tentar conhecer um pouco melhor a pessoa do Espírito Santo, o dom de Deus que nos é comunicado no Crisma e, por fim, o que implica viver a partir deste Dom, ou seja o que siginifica viver como cristão e como é que cada um está disposto a comprometer-se nesse sentido.

A vigília de oração, à noite, e a Eucaristia, no final do encontro, foram os grandes momentos celebrativos destes dias que se espera possam ajudar cada catequizando a repensar a sua caminhada de preparação para a celebração deste sacramento do Crisma, o possam viver mais conscientemente e mais comprometidos com a fé que será nesse dia confirmada.