Programa paroquial

sábado, 28 de junho de 2014

Passeio da Paróquia 2014



O passeio da paróquia da Boa Vista está a ser programado para o dia 12 de Julho, sábado, com destino a Braga. A saída será pelas 7h, com direcção ao Bom Jesus, onde decorrerá o almoço em piquenique; depois da visita ao Santuário do Sameiro, haverá a celebração da Missa, às 17h30, na Sé de Braga, e algum tempo para a visita ao centro da cidade.

A viagem é oferecida a todos quantos colaboram nas actividades da paróquia; para outros acompanhantes pedimos um contributo de 15€ para ajuda nas despesas com o autocarro. Inscrições no Cartório Paroquial
até ao dia 6 de Julho.

A fé de Pedro é a fé da Igreja

Ao celebrar a solenidade de São pedro e São Paulo, é-nos proposto o texto evangélico da “confissão messiânica” de Pedro, quando Jesus pergunta aos discípulos «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?» e depois se volta directamente para os discípulos: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» (Mt 16, 13-19).

A opinião dos “homens” não capta a condição única de Jesus, a sua novidade e originalidade. Reconhecem que Jesus é um homem convocado por Deus e enviado ao mundo com uma missão. Olham para Jesus como um profeta, na linha dos grandes profetas da história do Povo de Deus. É muito, mas não é o suficiente. A opinião dos discípulos acerca de Jesus vai muito além da opinião comum. Pedro, porta-voz da comunidade dos discípulos, proclama: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Nestes dois títulos resume-se a fé da Igreja. Dizer que Jesus é “o Cristo” (Messias) significa dizer que Ele é esse libertador que Israel esperava. No entanto, Jesus é também o “Filho de Deus”: significa reconhecer a profunda unidade e intimidade entre Jesus e o Pai, e que Jesus conhece e realiza os projectos do Pai no meio dos homens.

Na resposta, Jesus esclarece que esta fé é um dom de Deus. E, de seguida, nomeia Pedro para “administrador” e supervisor da Igreja, com autoridade para interpretar as palavras de Jesus, para adaptar os ensinamentos de Jesus a novas necessidades e situações, e para acolher ou não novos membros na comunidade dos discípulos do Reino. Pedro é o protótipo do discípulo: nele, está representada a comunidade que se reúne em volta de Jesus e que proclama a sua fé em Jesus como o “Messias” e o “Filho de Deus”. É a essa comunidade, representada por Pedro, que Jesus se confia.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Crianças da Boa Vista na Festa da Eucaristia

Um grupo de 7 crianças do 3º ano da catequese participou na Festa da Eucaristia - Vamos cear com Jesus. Alegres e de mochila às costas, reuniram-se, no Domingo, às 9h45, junto ao Centro Pastoral da nossa Paróquia. Depois de alguns esclarecimentos no sentido de vivermos o melhor possível aquele dia que se intuía cheio de novidades, partimos…

Já no parque do avião e após um encontro caloroso e motivador, fomos desafiados a pormo-nos a caminho na descoberta dos 10 postos que nos ajudariam a preparar para a Ceia com Jesus. Foram surpresas, muitas surpresas! Todas exigiam grande atenção e envolvência. No entanto, o interesse e a criatividade das crianças foram o trampolim para os seus pequenos êxitos, deixando-os felizes e entusiasmados. Foi gratificante a forma responsável e entusiástica com que elas participaram nas actividades ricas em mensagem e muito interpelativas.

Há momentos que tocam bem fundo. O posto da Igreja de Espírito Santo foi um desses momentos. Desconhecíamos por completo o que se ia passar. À entrada, foi distribuído um papel a cada um e ouvimos a recomendação: “silêncio”. E as crianças foram entrando uma a uma. Quando os catequistas entraram, já as elas estavam junto ao altar, ajoelhadas diante de Jesus Eucaristia. Que surpresa! Que ternura! Ao mesmo tempo, ficámos com a sensação de que tínhamos “perdido por completo o controle do grupo”. Agora, Aquele que as esperava tinha-as atraído para Si. Habituadas a contemplar Jesus Escondido ‘deixaram-se levar’ e, com toda a espontaneidade e simplicidade permaneceram naquele lugar, com grande fé e muito amor. Escutaram, louvaram, silenciaram, adoraram… Neste momento tão breve de oração, sentimos que Alguém está sempre à nossa espera e nos olha com muito carinho e um amor imenso…

Como a chuva não permitiu a Eucaristia Campal e a Procissão Eucarística, dirigimo-nos para a Sé. Aqui, vivemos o momento alto do dia. À volta do altar, Ceamos com Jesus. Sentimos a sua Presença Viva no meio de nós. Experimentámos a Grandeza e a Beleza da nossa Fé. Os cânticos jubilosos entoados naquele “santuário” subiam até à Jerusalém Celeste. Foi uma experiência maravilhosa, sublime! As crianças, rodeadas pelos adultos, pareciam surpresas e como que maravilhadas por uma experiência única e contagiante. Também elas rezavam, cantavam expressando com alegria a sua fé. 

Ao terminar perguntei: estais aborrecidos? “Não, catequista. Um pouco cansados - disseram alguns. Mas eu tenho alegria no coração. Eu também… Eu também…” Apesar do cansaço, sentiam a “Alegria no coração”… Esta expressão simples e sincera recordou-nos as palavras de Jesus aos discípulos, na sua despedida:… “Eu hei-de ver- -vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria“ (Jo 16, 22).

Para terminar, diríamos: a Festa da Eucaristia foi leve, sugestiva, bela, interpelativa. Para quem a viveu com seriedade, não restam dúvidas que ela marcou as crianças, mas também os próprios catequistas. Valeu a pena! Obrigada!

As catequistas, Maria Emília e Graça

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Passeio dos idosos da Boa Vista e Santa Eufémia

No passado dia 14 de Junho, sábado, realizou-se o passeio prioritário a maiores de 65 anos, organizado pela União das Feguesias de Santa Eufémia e da Boa Vista, em colaboração com as Conferências de São Vicente de Paulo de ambas as paróquias.

Uma viagem de convívio que passou por Alcobaça, Caldas da Rainha e Foz do Arelho, com tempo para o encontro e o convívio, para conhecer os lugares, e também para celebrar a Eucaristia.

Ficam aqui algumas fotografias desse dia.

Encerramento da Catequese

No encerramento do ano de actividades da catequese, no dia 15 de Junho, as crianças e adolescentes da catequese, e as suas fanmílias, foram convidadas para um momento de celebração e convívio no parque de merendas da Boa Vista.

Após os encontros finais de cada ano, os catequistas acompanharam os grupos até ao parque de merendas para a celebração da Eucaristia. Durante a missa, cada grupo teve uma tarefa específica, salientando-se os grupos dos mais velhos que tiveram as suas festas: o 9º ano a Festa do Compromisso e o 10º ano a Festa do Envio.

Durante a celebração houve a oportunidade de dar graças pela caminhada de fé feita ao longo de mais um ano de actividades, agradecendo também a disponibilidade dos catequistas que foram acompanhando cada grupo neste itinerário, assim como aos pais que caminham na fé com os seus filhos.

Após a celebração, a festa continuou no almoço partilhado, para o qual foi convidada toda a comunidade a estar também presente.

Festa da Palavra - 4º ano da catequese

Após um ano dedicado ao conhecimento da Bíblia, o 4º ano da catequese teve a oportunidade de celebrar a caminhada feita e de ver como a Palavra de Deus continua viva na vida de cada um.

Para além de levarem a Bíblia para a celebração da Eucaristia, no passado dia 8 de Junho, as crianças fizeram-se também acompanhar dos seus cadernos pessoais "A Palavra de Deus na minha Vida".

Ao concluir, cada um foi de novo receber a sua Bíblia com a promessa de a ler e viver!

Festa da Avé Maria - 1º ano

No dia 23 do passado mês de maio, as crianças do 1º ano da catequese da Boa Vista, tiveram (integrada nas festas da padroeira ) a sua festinha da, Avé Maria.

Para nós, como catequistas, foi muito bonito verificar o quanto evoluíram desde a festa do acolhimento, em que algumas entraram na igreja quase pela 1ª vez, e estavam quase amedrontadas e o à vontade que agora sentem porque sabem que ali mora Jesus!

Na catequese tinha-lhes sido explicado que esta festa, seria dedicada especialmente à mãe de Jesus, e que deviam também trazer uma flor. Levaram a recomendação tão a sério, que na hora de oferecer a flor ninguém aceitava trocas, cada um exigiu levar a sua.

Na hora de rezar a A vé Maria, alguns rostinhos mostraram, que ainda tropeçavam nas palavras, mas tenho a certeza que Deus na sua infinita bondade, aceita de bom grado as orações destas crianças, que entraram para a catequese na sua maioria sem nunca ter ouvido a palavra: oração e no final do ano já sabem algumas orações e sobretudo tentamos que aprendessem o que realmente significa: orar ao amigo Jesus

Maria do Céu, Catequista do 1º ano

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O metabolismo eucarístico transforma-nos em corpo de Jesus



"Nós, quando nos alimentamos do pão e o vinho em que está o corpo e o sangue de Cristo, dentro de nós, no metabolismo eucarístico, transformam-nos em corpo do Senhor. Este é o grande mistério que nós, antes de tudo, adoramos:

“a Palavra fez-se carne” (Jo 1,14) em Jesus;
a carne de Jesus fez-se pão (cf. Jo 6,51);
o pão dá-nos a vida eterna (cf. Jo 6,58)."

Texto de Enzo Bieanchi, in: Mosteiro de Bose (Itália) [texto completo]

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pai, Filho e Espírito Santo: Deus Uno e Trino

 
Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito Santo, sois um só Deus, um só Senhor, não na unidade de uma só pessoa, mas na trindade de uma só natureza. 
Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, nós o acreditamos também, sem diferença alguma, do vosso Filho e do Espírito Santo. 
Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, adoramos as três Pessoas distintas, a sua essência única e a sua igual majestade.

Prefácio da Santíssima Trindade


É sempre difícil tentar explicar, com a nossa lógica, esta realidade de Deus: três pessoas numa só natureza. Tal como é difícil de «representar». Rublev pintou o ícone, que se tornou famoso, onde surgem as três personagens numa certa circularidade que representa a sua unidade, com um espaço de acolhimento: há como que um lugar à nossa espera para partilharmos daquele único cálice. É como que um convite: a entrarmos para bebermos da mesma vida… talvez assim possamos compreender… 

É esse o sentido da palavra «mistério». Não um segredo bem escondido, um enigma por resolver, mas uma realidade que podemos conhecer porque Deus a revelou de Si mesmo, e nessa revelação nos convida a partilhar da Sua vida. É como que uma verdade que passa para além das nossas capacidades «normais» de conhecer, porque só a conhecemos quando nos metemos «dentro» dela. Na linha do conceito de «conhecimento» na Bíblia: não se trata de uma questão simplesmente intelectual, mas de estabelecer uma relação de intimidade… Por isso a busca do conhecimento de Deus é sobretudo o procurar um espaço de relação onde se descubra a sua vontade, o seu projecto para a humanidade, e para cada um.

O «mistério de Deus» que celebramos diz-nos precisamente esta vida de Deus. De um Deus que ama, que é amado, que é relação de amor. E um Deus que, por ser assim, «enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3, 17). 

sábado, 7 de junho de 2014

Deixar-se re-criar pelo sopro de Deus

Jesus sopra sobre os discípulos o seu Espírito, aqueles que é capaz de os ajudar a serem testemunhas da Sua ressurreição, construtores da paz, portadores do perdão... O Pentecostes é a certeza d'Aquele que não se vê mas faz sentir a força da sua vida nos que acolhem o desafio de serem continuadores da acção do próprio Jesus Cristo: é o seu «sopro», o seu «hálito vital», é como que a vida de Cristo ressuscitado que é soprado sobre os discípulos. E este «sopro divino, à semelhança do primeiro sopro que dá vida ao homem formado da argila, agora recria aqueles que ousam deixar-se habitar por Deus.

É este sopro que Lucas, nos Actos dos Apóstolos, apresenta como Aquele que se faz escutar como forte rajada de vento e, como que em línguas de fogo, desce sobre os discípulos e lhes dá uma vitalidade até ali desconhecida.

A vitalidade da Igreja, e a vitalidade de cada um de nós, vem deste «Senhor que dá a vida»

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Peregrinação de Jovens a Taizé

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima está a organizar uma Peregrinação a Taizé, na França, de 2 a 11 de Agosto de 2014, para jovens a partir dos 17 anos, na qual estamos a prever a participação dos jovens da paróquia da Boa Vista.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de Junho. Para os jovens dos 17 aos 29 anos terá um valor de 150€, e de 210€ para maiores de 30 anos. A inscrição contempla: Viagem [ida de Leiria (pelas 8h do dia 02 de Agosto) chegada a Taizé (pelas 14h do dia 3); regreso de Taizé (pelas 15h do dia 10 de Agosto) chegada a Leiria (pelas 19h dia 11)] + Estadia e Alimentação em Taizé.

Mais informações e inscrições no cartório paroquial ou em http://sdpjleiria.com.