Programa paroquial

sábado, 29 de março de 2014

Renascer no encontro com a luz

Jesus e os discípulos encontram um homem cego, mas olham-no diversamente: os discípulos vêm nele um pecador; Jesus vê na doença daquele homem ocasião para se manifestar a acção de Deus... Quem vemos quando nos deparamos com um doente? O que vemos no sofrimento do outro?

O texto apresenta-se como que uma iniciação em que o homem que era cego recupera a vista e alcança a identidade com Jesus: um reconhecimento que é também um renascimento para uma vida renovada pelo encontro com Jesus e expressa na confissão “Eu creio Senhor”. O gesto terapêutico de Jesus sobre o cego, quando “...fez lama com a saliva...”, recorda o gesto com que Deus criou Adão. A re-criação que conduz aquele que era apenas objecto de juízos dos outros a ser sujeito, a assumir a vida, a tomar a palavra e a reivindicar uma identidade: “Sou eu”.

Diante do cego curado a primeira reacção é a dos conhecidos que fazem perguntas, interrogam mas não se interrogam, não se põem a si próprios em questão e assim permanecem à superfície. Os pais que, por medo, não vão além de uma banal constatação do facto. O saber teológico dos fariseus, auto-suficiente e impermeável, obtuso, que os leva a acusar Jesus e o cego de serem pecadores... Quem é o cego e quem vê? Esta é a pergunta que o texto suscita. E esta a resposta: vê quem sabe ver a cegueira e abrir-se a acção de cura e de luz que Cristo oferece.

Texto adaptado a partir do sitio do Mosteiro de Bose (Itália)

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 28 de março de 2014

Visita do seminário à Boa Vista

Nos dias 28, 29 e 30 de Março, o Seminário Diocesano de Leiria estará presente na nossa paróquia da Boa Vista.

Depois de uma primeira presença e testemunho na celebração da Missa do passado Domingo, dia 23 de Março, e de um tempo de vigília de oração, com adoração eucarística, nesta quarta-feira, dia 26 de Março, os dias que se seguem serão marcados por várias iniciativas: esta sexta-feira, dia 28, pelas 21h15, haverá, no centro pastoral, um encontro para os pais e catequistas sobre as vocações e a vocação sacerdotal.

Depois, no sábado, começam os encontros com os adolescentes e jovens da nossa comunidade. Primeiro com o grupo do 6º ano, às 17h30, e, depois da Missa, às 21h, será com os grupos do 9º e 10º ano, jovens e Pioneiros do Agrupamento.No Domingo de manhã, haverá o encontro para os grupos do 7º e 8º anos, às 9h30.

A iniciativa da visita visa dar a conhecer o Seminário e Pré-seminário, oferecendo não só um espaço de reflexão sobre as vocações e a vocação ao sacerdócio, com o lema «É belo ser padre», mas também promover a oração pelas vocações na nossa comunidade e testemunhar a caminhada que é feita pelos seminaristas e sacerdotes do nosso Seminário.

sábado, 22 de março de 2014

A fonte da água de vida eterna


Muitas lendas falam de uma fonte que rejuvenesce, deixa as pessoas eternamente jovens... Não é propriamente disso que Jesus fala quando afirma, à mulher samaritana, que «quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna»...

Esta «água» é o próprio Espírito, aquele que é capaz de transformar radicalmente o ser de quem se abre à novidade de Jesus, esse Espírito que é o Amor de Deus que impele ao Amor aos outros, esse Espírito capaz de fazer de todos uma única família.

Aquela mulher procurava matar uma sede, mas, no encontro com Jesus, percebeu que a sua sede mais profunda, só em Jesus encontra a fonte (na imagem, o artista faz-nos perceber como Jesus se confunde com o próprio poço, Ele é o poço...): por isso deixa o seu cântaro e corre para anunciar aos outros aquilo que eles próprios confirmam: «Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

Mais que uma água que nos deixa jovens de corpo, Jesus dá-nos uma água que nos faz construtores de um mundo rejuvenescido constantemente pelo Espírito, e nos abre à esperança da eterna juventude do Amor em Deus...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

quarta-feira, 19 de março de 2014

Um dia histórico para o Agrupamento 1227


No passado Domingo, dia 16 de Março, o nosso 1227 Boa Vista ficou mais rico, com a realização da Promessa de 22 elementos: 10 lobitos e 12 exploradores. Foi um dia histórico, pois nunca tinham sido realizadas tantas Promessas num só dia no nosso Agrupamento!

A preparação da celebração das promessas começou com uma vigília no Sábado. Esta vigília teve como imaginário Joana d’Arc, uma jovem guerreira numa realidade dominada pelos homens, que vendo o seu país derrotado e arruinado decide ir à luta. Nunca desistiu, nem mesmo depois de ter sido ferida. Coloca-se na frente de um exército e com a sua força de vontade foi capaz de ultrapassar todas as adversidades, conduzindo o exército à vitória.

Aos elementos que realizaram a sua promessa foi proposto que seguissem o exemplo de Joana d’Arc. Embora para um combate diferente, foi pedido a cada um que nunca desistisse, que não baixasse os braços e desse o melhor de si. Só assim poderão ser bons lobitos, bons escuteiros e bons cidadãos.

No Domingo, depois de uma noite de reflexão e diante de toda a comunidade paroquial, os 22 elementos prometeram, pela “sua Honra”, servir o próximo, obedecer à Lei do Lobito e do Escuta e cumprir os seus deveres. Esperemos que tenham sempre presente a sua Promessa!

Tânia Veigas

sábado, 15 de março de 2014

Deixar-se transfigurar em Cristo transfigurado


Numa cena carregada de simbolismo retirado do Antigo Testamento, Jesus é-nos apresentado como o Filho de Deus na sua glória, transfigurando-se diante dos discípulos. A sua vida, vivida pela lógica do amor, não se destina ao fracasso, mesmo que passe pela cruz: no dom de si mesmo, concretiza-se o projecto salvador do Pai, fonte dessa vida plena na ressurreição...

No caminho quaresmal de penitência e conversão, assegura-nos que vale a pena arriscar descer do monte e trilhar, também nós, um caminho de doação, pegando na cruz e caminhando para a Páscoa da ressurreição: deixar-se transfigurar em Cristo transfigurado.

Leituras | ComentárioAvisos | Boletim

terça-feira, 11 de março de 2014

Os 10 passos dos grupos do 10º ano

«10 Passos» foi o nome/tema escolhido para a actividade que reuniu no passado sábado, dia 8 de Março, os jovens dos grupos do 10º ano da catequese das paróquias da vigararia dos Milagres. Foram cerca de uma centena os jovens que aceitaram o desafio de viver uma tarde diferente, percorrendo 10 passos numa “peregrinação” que tinha como objectivo ajudar a viver melhor esta Quaresma.

O primeiro passo foi o de fazer os grupos, tarefa nem sempre fácil, porque trazia o desafio de conhecer pessoas novas, e nem sempre se está disposto a deixar a “zona de conforto” dos amigos já conhecidos… Depois de todas as “batotas”, lá partiram os grupos no segundo passo que os conduziu num pista durante a qual podiam conhecer-se melhor e partilhar algumas ideias.

O ponto de chegada da caminhada foi o santuário do Senhor dos Milagres, e aí se viveram os sete passos seguintes: em cada posto, os grupos eram confrontados com os “sinais” da Quaresma e a forma de os viver hoje, pessoalmente e em família: ao jejum, à esmola e à oração, juntou-se o compromisso comunitário e eclesial.


Por fim, o último passo: na igreja do Santuário, uma celebração penitencial em que se celebrou todo o caminho vivido. Voltou-se de novo aos sinais quaresmais para escutar o que Jesus nos disse sobre eles (segundo o Evangelho de São Mateus: Mt 6, 1-1.16-18), e a partir deles analisar a vida e consciência. E a terminar a imposição das cinzas, como sinal da vontade de se comprometer num caminho constante de conversão.

O grupo "Pipocas" foi o primeiro a terminar os 7 passos

sábado, 8 de março de 2014

As opções de Jesus e as nossas...


Depois do baptismo, e antes de iniciar o anúncio do Evangelho, contam os evangelhos que Jesus passa quarenta dias no deserto e é tentado. Este é um texto programático que nos fala das opções de Jesus: não escolhe um caminho de realização material, não opta pelo êxito fácil, não quer o poder… Jesus é o Messias que vem numa atitude diferente: de entrega, de serviço, de obediência à vontade do Pai.

A tentação é sempre sedutora: e como seria tão mais «certo» e «fácil» se Deus se impusesse, poderíamos até pensar… Quantas vezes não queremos um Deus que resolva as nossas questões materiais, que demonstre todo o seu poder em magníficos milagres, que mude as formas de viver e de pensar das (outras) pessoas e acabe com todas as injustiças do mundo…?!
Mas o Deus de Amor, assumido e revelado em Jesus Cristo, não segue estas lógicas… E faz-nos também pensar naquilo que são as seduções/tentações que nos cercam e que, tantas vezes, se assumem como o melhor caminho… E faz-nos pensar que também nós somos convidados ao serviço, à entrega, a fazer-nos pequenos, indo ao encontro de todas as pobrezas, como nos alertam as mensagens para a Quaresma do Papa e do nosso Bispo.

- A mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma pode ser lida AQUI
- A mensagem do Bispo D. António Marto pode ser lida AQUI

sábado, 1 de março de 2014



Imagem intercalada 1

Mais Informações: Clique aqui
Programa:
14h00
Abertura do secretariado
14h30
Sessão de abertura

Dr. Júlio Martins (Presidente da Cáritas Diocesana de Leiria)

Pe. Dr. José Augusto Rodrigues (Diretor do Departamento de Pastoral Familiar)
14h45
Conferência A importância da família na sociedade atual

Professora Dra. Maria do Rosário Carneiro

Moderador: Pe. Dr. José Augusto Rodrigues
15h30
Debate
15h45
Pausa para café
16h00
Painel: Do crescer ao envelhecer

I Painel: Os problemas das famílias e o seu reflexo na vida das crianças.

Dra. Rita Cerejo - Comissão de protecção de crianças e jovens de Porto de Mós

II Painel: As medidas locais na promoção e protecção à família

Sr. José Cunha - Presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

III Painel: A família e o idoso institucionalizado: encontros e desencontros.

Dra.Maria Fátima Gomes - Directora Técnica do Lar São Francisco
17h15
Debate
17h45
Sessão de encerramento
Mais Informações: Clique aqui
Aproveite e faça Like na nossa página do  .

Confiar-se a Deus é unir a fé ao compromisso


Quais as prioridades que orientam a nossa vida? O Evangelho desta semana começa com a afirmação de que ninguém pode servir a dois senhores: ou Deus ou o dinheiro... e o convite de Jesus a olhar os lírios do campo as aves do céu é um desafio a descentrar-nos das preocupações imediatas pelo bem-estar material, para pôr, em primeiro lugar, um «bem-estar» espiritual de quem sabe confiar-se a Deus e ao seu Reino.

Não que se viva de braços cruzados, à espera que tudo nos venha ter à mão: assumir os valores do Reino implica uma atitude de compromisso constante pelo mundo e o seu desenvolvimento harmonioso... Confiar-se a Deus é unir a fé ao compromisso, a esperança à responsabilidade, a caridade à justiça...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim