Programa paroquial

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Casal apresentou os Encontro Matrimonial

Foi no passado Domingo, dia 26 de Janeiro, que o casal Isabel e Vítor esteve na paróquia da Boa Vista para apresentar o movimento Encontro Matrimonial. Falaram um pouco da história do Movimento e partilharam um pouco da sua experiência, assim como das propostas de encontros, nomeadamente dos fins de semana para casais e dos fins de semana para noivos.

O Fim de Semana de Encontro Matrimonial destina-se a ajudar casais de qualquer idade a melhorar a sua relação, a comunicar mais intimamente, a descobrindo novas técnicas de comunicação. Além disso, o Movimento propõe também, para os casais que o desejarem, a vivência em equipas que continuam a aprofundar a experiência feita.

O próximo Fim de Semana do Encontro Matrimonial será de 21 a 23 de Fevereiro, em Fátima. Pode encontrar mais informações AQUI.

Crianças do 2º Ano vivem Festa do Pai Nosso


No passado Domingo, dia 26 de Janeiro, as crianças do 2º Ano celebraram a Festa do Pai Nosso. Ao longo deste ano, vão aprender a rezar a Deus, que é um Pai maravilhoso, que nos dá a vida e cuida de nós. E por isso, podemos e devemos chamar a Deus nosso Pai. As crianças aprendem também que, pelo Baptismo, fazemos parte da Família de Deus, a Igreja.


No momento de rezar o Pai Nosso, recordou-se o dia do Baptismo: nesse dia, se foram baptizadas em pequenas, foram os pais, padrinhos e familiares que rezaram o Pai Nosso em nome delas. Neste dia, as crianças receberam dos próprios pais o Pai Nosso, e depois, com os pais e toda a comunidade, rezaram a oração dos filhos de Deus.

No fim, ficou o desafio de todos os dias rezarem, em casa, a oração que receberam.

sábado, 25 de janeiro de 2014

68º Aniversário da criação da Paróquia da Boa Vista

No próximo dia 29 de Janeiro ocorre o 68º aniversário da criação da Paróquia da Boa Vista. Nesse dia, haverá celabração da Eucaristia, na igreja, às 19h30, presidida pelo Pe. Adelino Guarda. No Domingo seguinte, dia 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor (“Nossa Senhora das Candeias”), teremos a celebração em Acção de Graças, às 11h.

Bênção das crianças e das grávidas
Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés, Maria leva o Menino Jesus ao templo, a fim de ser oferecido a Deus. Nesta festa da Apresentação do Senhor, associando-se à oferta de Maria, em muitos lugares é também o dia em que as mães apresentam a Deus os seus filhos pequenos, ou que estão para nascer.

Neste ano dedicado à família, a paróquia da Boa Vista associa-se a este gesto, convidando as famílias com bebés ou crianças em idade pré-escolar, e as mulheres grávidas, a participarem na celebração da Eucaristia, às 11h, durante a qual, recordando o gesto dos pais de Jesus, pedimos para elas a bênção de Deus. Antes da Missa, está prevista a procissão das velas, acesas em honra de Cristo que vem como luz das nações, e ao encontro de quem a Igreja caminha guiada já por essa mesma luz.

Celebramos, também desta forma, o aniversário da Paróquia, louvando a Deus pelo dom da vida

Almoço de Convívio
 
No mesmo dia 2 de Fevereiro, haverá um almoço de convívio promovido pela Comissão da Festa em honra de Nossa Senhora das Dores 2014. As inscrições para o almoço junto dos elementos da Comissão ou pelos telefones: 912958469, 919106960.

Pelas 15h, será o partir do bolo de aniversário, momento para o qual se convidam todos os paroquianos a participar.

«Arrependei-vos, porque está próximo o reino»


Jesus começa a sua missão com o anúncio do «Reino dos Céus». Algo de novo está para surgir, e é o próprio Jesus que o faz acontecer: nas suas palavras, nos seus gestos, o «Reino» deixa de ser apenas um desejo e tornar-se real. Uma realidade que faz parte de cada um quando aceita a proposta de se deixar transformar: «convertei-vos».

O Evangelho conta como alguns homens o fizeram no princípio: de forma radical, deixaram tudo para trás para abraçar uma vida nova... Foram apenas os primeiros de uma história de acolhimento do anúncio do «reino», uma história que hoje é nossa, de cada um, na certeza de que a voz não deixa de chamar a deixar-se habitar e converter pela alegria do «Reino».

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sábado, 18 de janeiro de 2014

Conferência S. Vicente de Paulo prepara “Loja Solidária”

 

A partir do início de Fevereiro, 
às segundas-feiras, das 14h30 às 17h30, 
estará disponível um novo espaço para 
apoio às famílias carenciadas, 
a funcionar nas instalações da 
Junta de Freguesia da Boa Vista.

A Conferência São Vicente de Paulo da Boa Vista está a organizar uma “Loja Solidária”, com a qual procura ir ao encontro das famílias que tenham necessidade de alguns bens como roupas, calçado, artigos de bebé e criança, brinquedos e louças.

Irá funcionar numa das salas da Junta de Freguesia da Boa Vista. O horário de acolhimento das famílias será às segundas-feiras, das 14h30 às 17h30, e os diversos artigos disponibilizados poderão ser adquiridos por um preço/oferta simbólica. O resultado destas ofertas será revertido a favor de outras necessidades das famílias carenciadas a que a Conferência dá resposta na paróquia da Boa Vista.

A abertura da “Loja Solidária” está prevista para a segunda-feira dia 3 de Fevereiro. A partir dessa data, estará aberta ao acolhimento das famílias todas as segundas-feiras.

Entretanto, todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h, estarão nas instalações elementos da Conferência para receber os diversos bens (roupas, calçado, artigos de bebé e criança, brinquedos e louças) que a população em geral solidariamente desejar entregar para esta “Loja Solidária”. Em relação à roupa, pede-se que seja entregue em bom estado de uso, lavada e passada. 

Nestas semanas anteriores à abertura da “Loja Solidária”, às quartas-feiras, dias 22 e 29 de Janeiro, das 14h30 às 17h, já estarão nas instalações da Junta de Freguesia, elementos da Conferência São Vicente de Paulo para receber os bens que as pessoas desejarem disponibilizar para este fim.

«Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo»

João Baptista dá o seu testemunho, apontando para Jesus: Ele é que é o «Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo», o «Filho de Deus» sobre quem repousa o Espírito... No início do seu Evangelho, João confronta-nos com um testemunho sobre Jesus que nos ajuda a fazer a leitura de toda história daquele sobre quem vai escrever: todos os seus actos, todas as suas palavras, toda a sua vida é o cumprir desta sua missão. E é já num ambiente pascal, de libertação - o cordeiro recorda-nos o cordeiro pascal - que somos convidados a olhar para Jesus que - também como o servo, feito cordeiro levado ao matador, do livro de Isaías - nos transporta para a vida que d'Ele recebemos na cruz...

Antes de mais, e ainda no início deste tempo comum, reconhecer Jesus, acolher o Espírito que d'Ele recebemos, deixarmo-nos santificar pela sua presença em nós...Sabermos que o fundamental é esta atitude de fé, de que se dispõe a depositar a sua confiança em que está disposta a dar a sua vida por nós. É nesta relação de amizade e confiança que se funda toda a nossa vida de seguimento de Jesus como cristãos.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Crianças do 3º ano celebram a Festa da Luz

Foi no passado Sábado, dia 11 de Janeiro, quando e Igreja celebrávamos a Festa do Baptismo de Jesus, que as crianças do 3º ano da Catequese viveram a Festa da Luz.

Inserida na dinâmica própria deste ano, que propõe um itinerário de seguimento de Jesus Cristo,durante o qual as crianças (re)vivem o seu Baptismo, e se preparam para a vivência dos sacramentos do Perdão e da Eucaristia, este primeiro grande momento celebrativo convida a olhar para a vida recebida no Baptismo, simbolizada na luz da vela que se acende nesse dia. Por isso, toda a celebração «joga» com o contraste luz - trevas. Pelo Baptismo acolhemos a Luz que é o próprio Jesus que ilumina o nosso caminhar!

Neste contexto, foi também este o dia escolhido para que as crianças do 3º ano que se prepararam para o Baptismo serem admitidas no catecumenado, com o rito da signação e da unção com o óleo dos catecúmenos.

Para ajudar a viver com toda a profundidade possível esta celebração, as crianças tiveram, no princípio da tarde desse mesmo dia, um tempo de oração, com adoração eucarística: junto de Jesus, presente no sacrário, e exposto na hóstia consagrada, escutaram como Jesus se apresenta como a «Luz do mundo», e pediram para se deixar iluminar por Ele.

sábado, 11 de janeiro de 2014

A aventura de compreender-nos como filhos de Deus

A Festa do Baptismo de Jesus marca a transição do Tempo do Natal para o Tempo Comum, o tempo onde a manifestação («Epifania») de Jesus ao mundo se faz uma constante nas palavras e nos gestos daquele que «Deus ungiu com a força do Espírito Santo» e, como afirma Pedro, «que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo Demónio, porque Deus estava com Ele».

No Evangelho deste Domingo, a manifestação de Jesus é representada em 3 sinais: «abriram-se os céus» (a união do céu e da terra que é realizada em Jesus que vai refazer a comunhão entre Deus e o Homem); «o Espírito de Deus descer como uma pomba» (como o Espírito que, no início da criação, paira sobre as águas, aqui uma nova criação iniciada pela actividade de Jesus); a «voz do céu» que expressa a revelação central deste acontecimento: Jesus é o «Filho muito amado».

Jesus é o Filho de Deus! O Filho que nos vem recriar pelo seu Espírito, que recebemos no baptismo, para também nós nos tornarmos filhos-no-Filho, e fazermos da nossa vida um lugar de encontro entre o céu e a terra, onde a voz de Deus continua a dar-nos essa certeza íntima que marca a vida de cada baptizada: «em ti - diz-nos Deus - pus toda a minha complacência». Talvez a maior de todas as aventuras da nossa caminhada de cristãos esteja precisamente aqui, neste procurar compreender, saborear e viver o essencial: sou filho de Deus.

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Formação sobre a «Educação dos Afectos»



«Educação dos Afecto» é o tema a ser aprofundado pela Dra. Elsa Rodrigues, psicóloga, no dia 24 de Janeiro de 2014, sexta-feira, às 21h, no salão paroquial da Bidoeira, no âmbito da formação dos catequistas da nossa vigararia dos Milagres.

Dado o interesse que o tema deste Encontro Vicarial de Catequistas pode despertar em todos os educadores, para além dos catequistas, o convite à participação é lançado também aos pais e outros educadores que desejarem aprofundar esta temática. A entrada é livre e termina com um tempo de convívio entre todos os participantes.

sábado, 4 de janeiro de 2014

A história de reis de diferentes realezas



Diz-se que eram três reis vindos do oriente. O que é seguro é que não eram reis, mas sábios astrólogos. Porém, nesta Solenidade da Epifania, é de uma história de reis que se trata. Não são três, mas dois. Primeiro, o rei Herodes, "o Grande". A ele se deve a reconstrução do Templo. Mas distinguiu-se, sobretudo pela crueldade e pelos seus crimes, matando mesmo três dos seus filhos para preservar o poder.

E depois, há outro rei, aquele que os Magos vieram procurar. "Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer?" Esta simples questão basta para aterrorizar Herodes. Este título colar-se-á a Jesus até à cruz. Que imensa oposição entre estes dois reis! De um lado, a sede de um poder tirânico, o recurso à violência, à tortura, à guerra, à mentira... De outro lado, uma criança desprovida de qualquer poder, que terminará lamentavelmente na cruz.

Como não reler a história da humanidade, inclusive a história das religiões, a esta luz? "Em nome de Deus" matou-se e trucidou-se tanta gente... E as coisas não parecem estar perto do fim! Reis, príncipes, papas, imãs... utilizaram o seu poder para impor a dita "verdadeira religião". Os cristãos entraram igualmente nesse esquema. Mas cada vez que recorreram à violência, traíram, negaram, crucificaram Jesus, o rei sem poder. Jesus nunca recorreu à espada, nunca recomendou o uso das armas. É uma das maiores lições da Epifania: quando Deus Se manifesta em Jesus, proclama alto e bom som que nunca esteve nem estará do lado dos poderosos, da força, do terrorismo, da guerra. Ele não Se defenderá, pois o seu poder está noutro lado.

Possamos nós, com os Magos, vir sem cessar até Jesus, que nos apresenta Maria sua mãe, e, caindo de joelhos, dizer-lhe que é Ele que queremos seguir, Ele que, só, é verdadeiramente um rei "doce e humilde de coração".

In: portal dos dehonianos

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim