Programa paroquial

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Crianças da Boa Vista na Festa da Eucaristia

Um grupo de 7 crianças do 3º ano da catequese participou na Festa da Eucaristia - Vamos cear com Jesus. Alegres e de mochila às costas, reuniram-se, no Domingo, às 9h45, junto ao Centro Pastoral da nossa Paróquia. Depois de alguns esclarecimentos no sentido de vivermos o melhor possível aquele dia que se intuía cheio de novidades, partimos…

Já no parque do avião e após um encontro caloroso e motivador, fomos desafiados a pormo-nos a caminho na descoberta dos 10 postos que nos ajudariam a preparar para a Ceia com Jesus. Foram surpresas, muitas surpresas! Todas exigiam grande atenção e envolvência. No entanto, o interesse e a criatividade das crianças foram o trampolim para os seus pequenos êxitos, deixando-os felizes e entusiasmados. Foi gratificante a forma responsável e entusiástica com que elas participaram nas actividades ricas em mensagem e muito interpelativas.

Há momentos que tocam bem fundo. O posto da Igreja de Espírito Santo foi um desses momentos. Desconhecíamos por completo o que se ia passar. À entrada, foi distribuído um papel a cada um e ouvimos a recomendação: “silêncio”. E as crianças foram entrando uma a uma. Quando os catequistas entraram, já as elas estavam junto ao altar, ajoelhadas diante de Jesus Eucaristia. Que surpresa! Que ternura! Ao mesmo tempo, ficámos com a sensação de que tínhamos “perdido por completo o controle do grupo”. Agora, Aquele que as esperava tinha-as atraído para Si. Habituadas a contemplar Jesus Escondido ‘deixaram-se levar’ e, com toda a espontaneidade e simplicidade permaneceram naquele lugar, com grande fé e muito amor. Escutaram, louvaram, silenciaram, adoraram… Neste momento tão breve de oração, sentimos que Alguém está sempre à nossa espera e nos olha com muito carinho e um amor imenso…

Como a chuva não permitiu a Eucaristia Campal e a Procissão Eucarística, dirigimo-nos para a Sé. Aqui, vivemos o momento alto do dia. À volta do altar, Ceamos com Jesus. Sentimos a sua Presença Viva no meio de nós. Experimentámos a Grandeza e a Beleza da nossa Fé. Os cânticos jubilosos entoados naquele “santuário” subiam até à Jerusalém Celeste. Foi uma experiência maravilhosa, sublime! As crianças, rodeadas pelos adultos, pareciam surpresas e como que maravilhadas por uma experiência única e contagiante. Também elas rezavam, cantavam expressando com alegria a sua fé. 

Ao terminar perguntei: estais aborrecidos? “Não, catequista. Um pouco cansados - disseram alguns. Mas eu tenho alegria no coração. Eu também… Eu também…” Apesar do cansaço, sentiam a “Alegria no coração”… Esta expressão simples e sincera recordou-nos as palavras de Jesus aos discípulos, na sua despedida:… “Eu hei-de ver- -vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria“ (Jo 16, 22).

Para terminar, diríamos: a Festa da Eucaristia foi leve, sugestiva, bela, interpelativa. Para quem a viveu com seriedade, não restam dúvidas que ela marcou as crianças, mas também os próprios catequistas. Valeu a pena! Obrigada!

As catequistas, Maria Emília e Graça

Nenhum comentário: