Programa paroquial

sábado, 26 de outubro de 2013

25º aniversário da ordenação do padre Adelino Guarda

O padre Adelino Guarda, natural da Boa Vista, comemora os 25 anos da sua ordenação presbiteral no próximo dia 30 de Outubro, e a 1 de Novembro o 25º aniversário da «Missa Nova» na Boa Vista.

A Paróquia agradece o dom da sua vocação e, no dia da solenidade de Todos os Santos, é convidada a celebrar com o padre Adelino em acção de graças: ele virá presidir à Eucaristia nesse dia 1 de Novembro, às 20h30, na igreja paroquial.

Após a celebração haverá um momento de convívio no salão onde haverá chá e café, e para o qual cada um é convidado a trazer os bolinhos típicos desta festa. Na celebração será distribuído o bolinho às crianças presentes.

Na preparação desta celebração, no dia 31 de Outubro, às 21h, na igreja, haverá uma vigília de oração agradecendo a sua vocação e pedindo pelas vocações sacerdotais, que será presidida pelo padre Jorge Guarda, responsável diocesano pelo Serviço de Animação Vocacional.

Bolinho de Todos os Santos

Este ano, pela primeira vez, não será feriado no dia de Todos os Santos, dia em que tradicionalmente as crianças vão de casa em casa, com o seu saco, pedir o «bolinho».

Procurando manter viva a tradição do bolinho, este será distribuído às crianças na celebração do dia 1 de Novembro, às 20h30, na igreja paroquial. Depois da missa, que terá a celebração do 25º aniversário da ordenação sacerdotal do padre Adelino Guarda, haverá um convívio para o qual as famílias são convidadas a trazer um bolinho para partilhar.

No domingo seguinte, dia 3 de Novembro, não haverá celebração da Missa de manhã, nem catequeses: as crianças poderão assim ir pedir o «bolinho» nessa manhã. A Missa será depois à tarde, às 14h00, seguida da tradicional romagem ao Cemitério na comemoração dos Fiéis Defuntos
.

Humildes diante de Deus

Para alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros, Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano. O primeiro, sem dúvida um homem recto, que faz tudo bem feito, que faz da sua oração o sumário das suas boas acções; o segundo que tem a humildade de reconhecer a sua condição de pecador diante de Deus... O primeiro que não tem necessidade de Deus, porque se basta a si mesmo nas suas qualidades. O segundo que percebe o quanto precisa de acolher o amor e o perdão de Deus.

Mas não esqueçamos o início: para os que se consideram justos e desprezam os outros, Jesus diz, com esta história, que a oração, a relação com Deus, não se faz sem uma atitude de um olhar misericordioso também para com o outro... e que Deus, que é o cento da parábola, tem um olhar de misericórdia, capaz de justificar quem se quer deixar justificar por Ele. Humildes diante de Deus, pois é sempre Ele quem nos dá a salvação, aprendemos também a humildade com os outros, com quem vamos procurando acertar no caminho a percorrer...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Plano e programa para 2013-2014


Já se encontra disponível o plano e programa para o ano pastoral de 2013-2014 na paróquia da Boa Vista.

Tendo por base a carta pastoral do Sr. D. António Marto «A beleza e a alegria de viver em família», o plano começa por uma introdução de enquadramento da temática e definição dos objectivos, apresentando depois 3 prioridades: promover a organização da pastoral familiar, incentivar a criação de dinâmicas de pastoral dos adolescentes e dos jovens, e fomentar a pastoral vocacional. De seguida, encontra-se as principais acções propostas para este ano com o objectivo de alcançar os objectivos e corresponder às prioridades apresentadas. Por fim, encontra-se o calendário de todas as actividades já previstas para este ano.

O documento pode ser descarregado AQUI.

Rezar sem desanimar

Jesus parte de uma parábola de um juiz iníquo que, para deixar de ser «atormentado» pela viúva, se p
rontifica a ouvir os seus pedidos... Uma parábola sobre a «necessidade de orar sempre, sem cessar», diz o início do texto. Se um tal juiz faz a vontade da viúva, conclui Jesus, «Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite?»

O realce é posto na «justiça», não segundo uma lógica humana, mas na lógica divida: a justiça de Deus revela-se no seu amor, Deus é justo quando a sua acção é ajustada ao seu ser, é justo quando ama. E o mais alto grau da justiça de Deus é o perdão, porque aí se manifesta totalmente gratuito...

Orar sem cessar para, aí, no encontro com Deus, compreender cada vez mais a sua justiça, a sua capacidade de amar e perdoar... Esses, os «eleitos», rezam sem cessar: "Dá-me o teu amor, o teu Espírito Santo, para que Ele ajuste toda a minha vida ao teu amor... Perdoa os meus pecados!». E esta oração, Deus atende-a sem tardar...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Assembleia Vicarial: 25 de Outubro



Na sexta-feira, dia 25 de Outubro, às 21h, em Santa Eufémia, as paróquias da vigararia dos Milagres vão encontra-se numa Assembleia Vicarial, para a qual todos são convidados a participar, e de uma forma especial os casais e todos os que estão mais comprometidos na acção das paróquias: os membros dos conselhos e comissões, catequistas, ministros extraordinários da comunhão e dos grupos de animação da liturgia, direcções e elementos dos movimentos.

A Assembleia terá como objectivo apresentar a carta pastoral do Sr. Bispo «A beleza e a alegria de viver em família», para o biénio pastoral de 2013-2015, e perceber os desafios pastorais que lança às nossas paróquias, além de proporcionar um espaço de encontro e convívio.

Irá desenvolver os trabalhos o padre Filipe Lopes juntamente com alguns casais da vigararia. O padre Filipe Lopes, pároco da Caranguejeira é o responsável vicarial pelo sector da Família.

Festa das Colheitas 2013


sábado, 12 de outubro de 2013

Acolher e agradecer a presença de Deus

É Jesus quem nos pode restituir a beleza da vida: Ele, que cura os dez leprosos, é quem tem a capacidade de nos purificar das nossas «lepras» - se o caminho de uma vida boa, bela e feliz é fruto das nossas opções pessoais, não deixa de ser também um dom a pedir constantemente: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós», pediram os leprosos... A mesma oração confiante podemos e devemos nós mesmo fazer... A «cura» é um dom gratuito de Deus que pega na nossa vida e a enche da sua graça, para que ela, de facto, tenha graça ao ser vivida...

O caminho da fé é feito de acolhimento e de agradecimento: é parte da «boa educação» saber agradecer, agradecer porque a vida é feita na relação, e o que somos e temos é fruto de um esforço conjunto em que tanto recebemos dos outros... e tanto recebemos de Deus! Sabermos olhar, com verdade, para o que somos e temos, e sermos agradecidos pelos dons que em cada dia, enchem a nossa vida de «pequenos nadas» que a tornam bela. O texto do Evangelho é também um convite a educar o olhar para ver o belo e agradecer por isso...

Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

«Aumenta a nossa fé!»

No caminho para Jerusalém, Jesus vai apresentando as exigências do caminho: ser seu discípulo implica a vida toda, implica ter em primeiro lugar o "Reino"... Disso nos foram falando os textos do Evangelho dos últimos domingos. Perante tudo isso, os Apóstolos dizem a Jesus: «Aumenta a nossa fé». A reacção normal: para aderir ao projecto do "Reino" anunciado por Jesus é preciso estar de «alma e coração», e isso só acontece quando se ama de verdade - a "fé" que os Apóstolos pedem é esta adesão, este amor, este confiar-se totalmente, o lançar-se nos braços de Deus, capaz de tudo (como recorda a amoreira...).

Aumentar a fé, é aumentar o amor: «Só o Amor é digno de fé»... E no amor não há domínio sobre o outro, mas a humildade de quem recebe e se dá, como um "servo inútil" que faz o que deve fazer, não para se elevar a si mesmo, mas para que Deus se faça presente no mundo