Programa paroquial

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quem não é contra nós...

O abraço dado a uma criança, depois das palavras sobre o fazer-se servo de todos como forma de viver na comunidade do Reino, ainda perdura quando um dos discípulos explica a Jesus a sua acção de defesa do "grupo": «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco».

À tentação de erguer barreiras, Jesus reponde com a necessidade de criar laços. Os fanatismos de quem se considera detentor de toda a verdade, de quem se julga possuidor de toda a sabedoria sobre Deus, não condizem com a missão universal de Jesus que quer congregar a todos na dinâmica do amor divino: o nome de Jesus não pode nunca ser usado como fonte de separação! Tudo quanto é contrário ao amor é escândalo, e Jesus previne: é necessário a atenção constante para que toda a vida do discípulo seja para a construção do Reino: tudo o resto deve arder na Geena, como lixo queimado, para que a vida possa apresentar-se purificada diante de Deus e dos homens.

sábado, 22 de setembro de 2012

Abraçar a humildade e simplicidade

O gesto de Jesus no texto do Evangelho deste Domingo é simbólico de toda uma opção de vida e de uma proposta que Ele faz para os seus discípulos. Começa por falar do que o espera: o sofrimento e a morte, e a ressurreição. Com a serenidade de quem se sabe no caminho da entrega de si mesmo ao Pai para que a humanidade possa encontrar o caminho da plena realização de si mesma, Jesus aceita passar pela cruz. Para os discípulos é ainda difícil compreender que a vitória está na capacidade de “perder a vida”, e falam de quem será mais importante… É neste contexto que Jesus abraça uma criança que mete ao centro da comunidade: ela é símbolo dos mais frágeis e indefesos.

A grandeza dos discípulos, como de Jesus, está na capacidade de se fazer humilde e simples, de dar a vida: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». O discípulo de Jesus é grande quando abraça a humildade e simplicidade, quando sabe valorizar os dons recebidos para os pôr ao serviço dos outros, quando ama e serve os mais pequenos e encontra neles o rosto de Jesus

sábado, 15 de setembro de 2012

E vós, quem dizeis que Eu sou?

Ao iniciar o ano pastoral, celebramos na paróquia o Jubileu do Santíssimo: no Domingo mais próximo da festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Paróquia da Boa Vista (que ocorre a 15 de Setembro), um tempo para agradecer o dom de poder ter neste lugar o sacrário com a presença constante de Jesus no Pão consagrado na Eucaristia. Neste dia, os elementos do novo Conselho Pastoral Paroquial vão também assumir o seu compromisso diante de Deus e da Comunidade Cristã. A todo este contexto, acrescenta-se a proximidade da abertura do Ano da Fé. E o assumir, na Diocese de Leiria-Fátima, deste desafio lançado pelo Santo Padre, com o tema «O Tesouro da Fé, Dom para todos».

E é neste ambiente que o texto do evangelho nos põe diante da pergunta de Jesus: «e vós, quem dizeis que Eu sou?» Jesus põe-nos diante da pergunta essencial: Quem é Ele para nós? Dependendo da resposta, assim será a nossa relação com Ele. O desafio da fé passa por este olhar que Pedro conseguiu ter: um olhar profundo que vê para além das aparências e reconhece em Jesus Cristo o verdadeiro Deus, o Messias. Acolher Jesus como o nosso salvador implica também a descoberta da sua missão de nos revelar a nossa própria identidade de pessoas humanas: seguir Jesus  é o caminho da nossa própria felicidade. Um caminho que é feito de confiança em Deus e entrega aos homens.

As leituras deste Domingo podem ser vistas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.
AQUI está disponível o boletim paroquial para esta semana, e AQUI os avisos paroquiais.