Programa paroquial

sábado, 30 de junho de 2012

«A tua fé te salvou...»

Eis Jesus mergulhado no barulho e nos apertos da multidão. Para mais, circula o rumor: Jesus vai fazer um milagre, curar a jovem filha de Jairo! A multidão esmaga Jesus. E eis que uma mulher quer aproximar-se de Jesus, a todo o custo, para tocar ao menos as suas vestes. Ela quer ser também beneficiária do poder do homem de Deus, ser, enfim, curada da sua doença que dura há doze anos. Ela chega e toca as suas vestes. Conhecemos o diálogo que se segue… O mesmo acontece com Jairo que se aproxima… No meio da multidão, Jesus está atento às pessoas concretas, manifesta uma disponibilidade extraordinária, está extremamente atento à sua presença.

No meio da multidão, Jesus está atento a cada um. Ninguém fica anónimo aos olhos de Jesus. Está habitado pelo amor de Deus para com os seus filhos. No Coração do Pai, Jesus é capaz de uma atenção extrema a cada angústia do ser humano. Não interessa quem possa vir junto d’Ele, não interessa qual é a situação: ele será sempre acolhido, Jesus dará sempre a sua atenção como se cada um estivesse sozinho no mundo com Ele. Isto continua a ser verdadeiro, agora que Jesus está na plenitude da glória do seu Pai.

Se fizermos silêncio para escutar Jesus, através da sua Palavra, se tivermos tempo para a oração interior... certamente ficaremos mais atentos aos outros. Senhor, dá-nos a graça do silêncio interior que escuta e que ama

As leituras deste Domingo podem ser vistas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI encontra o boletim paroquial desta semana, e AQUI os avisos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Videos da actuação da orquestra juvenil

AQUI pode assistir a alguns videos da actuação da orquestra juvenil de Voksen Skols (Oslo - Noruega), na igreja da Boa Vista, no dia 25 de Junho de 2012.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Calendário dos leitores de Julho a Setembro de 2012

Já está disponível a calendarização dos leitores para os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2012. O documento pode ser consultado AQUI.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"O Senhor concede graça"

...é o significado do nome «João», um nome sugerido pelo Anjo quando anuncia o nascimento deste menino, já não esperado, mas tão desejado, e que é desde o princípio isso mesmo: a prova real da presença amorosa e misericordiosa de Deus… 

O texto do Evangelho, lido nesta solenidade, começa precisamente com a referência à alegria. Depois, as circunstâncias da escolha de um nome não esperado: o menino é um “dom de Deus” e o sinal do Dom maior que vai chegar, e que ele, João, vai mostrar presente no mundo. O espanto e o temor de todos fazem perceber que estamos diante do mistério e do divino. O que é confirmado: “de facto, a mão do Senhor estava com ele”: João tem a protecção de Deus e Deus age nele. No final da leitura, a referência ainda à ida de João para o deserto; deserto é o lugar onde Israel fez a sua experiência de encontro com o Deus libertador, onde sentiu o amor de Deus e assumiu o compromisso da aliança: é essa experiência que João vai fazer, para depois a apresentar ao seu Povo.

De tudo se conclui a centralidade de Deus em todo este processo. João é um “dom de Deus”, vem com uma missão de Deus e é um sinal da presença de Deus no meio do seu Povo

As leituras deste Domingo podem ser lidas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI pode descarregar o boletim paroquial desta semana, e AQUI os avisos paroquiais.

sábado, 16 de junho de 2012

Concerto da Orquestra de Voksen Skoles

25 de Junho, 21h30 - igreja da Boa Vista

Inserido na Temporada de Orquestras, organizada pelo Orfeão e Câmara Municipal de Leiria, haverá, na igreja da Boa Vista, um concerto com uma orquestra juvenil de Oslo (Noruega), na segunda-feira, dia 25 de Junho, pelas 21h30. A entrada é livre.

A desporporção vem de Deus

Duas pequenas parábolas no texto do Evangelho deste Domingo que marcam a desproporção com que Deus troca as lógicas humanas: entra a actividade do semeador que lança a semente e colhe o fruto, e o crescimento da semente em si que em nada depende do esforço do agricultor; e entre a pequenez da semente de mostarda e o resultado do arbusto que dela nasce... Um convite à confiança na presença transformadora do Reino de Deus e na força do Palavra e do Espírito que no silêncio e na pequenez continua a sua acção transformadora...

Quantas vezes não desanimamos por querer ver depressa, em nós e nos outros, os frutos que tardam em aparecer?! Esperança, confiança e paciência. Nos factos aparentemente irrelevantes, na simplicidade e normalidade de cada dia, na insignificância dos meios, esconde-se o dinamismo de Deus que actua na história e que oferece aos homens caminhos de salvação e de vida plena.

As leituras deste Domingo podem ser lidas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.
AQUI está disponível o boletim paroquial desta semana, e AQUI os avisos paroquiais.

sábado, 9 de junho de 2012

Em que "casa" (se de)morar?

Ainda o Evangelho de Marcos está a começar, e já vemos Jesus envolvido em várias polémicas... alguns até o acusavam de estar pocesso de Belzebu.... e depois, toda aquela gente à volta dele, que nem tempo há para comer... Alguma coisa se estava a passar: «Está fora de Si!», era o que comentava a família ao ver toda aquela situação. Vão procurá-l'O, talvez para O chamarem à razão e fazerem ver que estaria melhor na casa de Nazaré do que naquela outra casa que não era a sua!

A resposta de Jesus não é contra os seus parentes, mas o alargar da perspectiva. Há que abandonar uma "casa" e optar por outra: ousar entrar em "casa" de Jesus é aceitar aquele convite que, no Evangelho de João, Ele faz aos primeiros discípulos «Vinde e vereis»; depois, demorar-se lá a escutá-l'O, para ser ousado no seguimento. Optar pela "família" de Jesus é decidir-se a escutar a sério a voz de Deus e seguir o Filho, incarnando a palavra na vida, tal como Ele, a Palavra, incarnou e viveu na obediência ao Pai.

As leituras deste Domingo estão disponíveis AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI está disponível o boletim paroquial desta semana, e os avisos paroquias AQUI.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Corpo de Deus 2012

"Esta procissão é uma grande e pública bênção para a nossa cidade"

Uma verdadeira multidão, vinda das várias paróquias da Diocese, participou nas celebrações da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, na passada quinta-feira, na cidade de Leiria. O Bispo diocesano lembrou os problemas atuais e a "bênção" que é a presença real de Cristo na Eucaristia, presente neste nosso mundo. (Artigo completo AQUI)

Corpo de Deus de 2012 em imagens AQUI.

Na imagem, a bandeirada Paróquia da Boa Vista na Procissão do Corpo de Deus (esquerda)


sábado, 2 de junho de 2012

Deus Uno e Trino

O Mistério da Trindade situa-nos no coração do Amor de Deus. Pode parecer uma afirmação de fé muito distante e difícil de compreender e, de facto, racionalmente, não é simples: como é que o único Deus, vivo e verdadeiro, é o mesmo no qual Jesus envia os discípulos a baptizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, no texto do Evangelho que escutamos neste Domingo...

Mais do que raciocínios lógicos e matemáticos, somos convidados a contemplar (entrar dentro) do sentido profundo desta revelação que Deus faz de si mesmo em Jesus Cristo: Deus, na sua identidade, é Comunhão, Relação, Amor. Entrar dentro deste mistério é deixar.-se abraçar pelo Amor que nos sonhou, que nos envolve, que nos salva, para se partilhar connosco eternamente.

Na liturgia deste Domingo, o prefácio levanta um pouco o véu de todo este mistério:

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, 
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação 
dar-Vos graças, sempre e em toda a parte:
Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito Santo, 
sois um só Deus, um só Senhor, 
não na unidade de uma só pessoa, 
mas na trindade de uma só natureza. 
Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, 
nós o acreditamos também, sem diferença alguma, 
do vosso Filho e do Espírito Santo. 
Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, 
adoramos as três Pessoas distintas, 
a sua essência única e a sua igual majestade.


As leituras deste Domingo podem ser lidas AQUI, e AQUI encontra um comentário.

AQUI está disponível o boletim paroquial desta semana, e AQUI os avisos paroquiais.