Programa paroquial

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Festa da Avé Maria, do 1º ano

Ao dar início às festas da Paróquia, o primeiro ano da catequese celebrou a Festa da Avé Maria. Durante a homilia, cada uma das letras do nome de Maria foi o ponto de partida para aprender uma breve oração: «Mãe do Amor, Rainha da Igreja! Abençoai-nos!». No momento de pós-comunhão, foram junto de imagem de Nossa Senhora de Fátima e rezaram, com toda a assembleia, a oração da Avé Maria.


Depois, na procissão de velas, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, foram as crianças que levaram, com a ajuda dos pais, os andores com as imagens dos Pastorinhos: os meninos levaram o Francisco, e as meninas a Jacinta.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Festa de Maria no Pentecostes


No início do Evangelho de Lucas, Maria acolhe o Anjo que de Deus lhe traz a maior de todas as notícias: Deus quer nascer homem, e escolhe-a a ela para ser a Mãe de Jesus. Como será isso? «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus» (Lc 1, 35).

Maria é aquela em quem acontece em primeiro lugar o Pentecostes: é aquela que, por primeiro, se deixa envolver plenamente pelo sopro de Deus, aquecer pelo fogo do seu Amor… A sua vida, a sua missão, é um contínuo respirar deste sopro de Amor. Quando mais tarde acontece o Pentecostes, seguindo de novo o texto de Lucas (agora no livro dos Actos dos Apóstolos), Maria é uma das mulheres de quem se afirma a permanência numa atitude de oração com os discípulos (Act 1, 14).

É nesse mesmo Espírito que vive agora a missão que o Filho lhe tinha confiado aos pés da Cruz: «Mulher, eis o teu filho» (Jo 19, 26) – ser a Mãe dos discípulos, a Mãe da Igreja. Como Mãe, é aquela que continuamente nos busca o melhor: fazer-nos participar desse mesmo Amor que é sopro de vida, chama de amor, o Espírito Santo. Por isso a escutamos, mais tarde, e tão próximo de nós, dirigindo-se aos pequenos Pastorinhos de Fátima: «Quereis oferecer-vos a Deus?» Pode não ser um caminho fácil, de grandes euforias e prazeres… Mas será de certeza um caminho cheio de amor a Deus (oração…), e aos outros (sacrifícios pela conversão dos pecadores…). Em Fátima, a Mãe convida-nos a acolher o mesmo Espírito (conversão…) que transformou o coração dos discípulos.

Maria, a mulher «cheia de graça», repleta deste Espírito divino, convida-nos a ser comunidade que se centra, como Ela, no seu Filho, Jesus Cristo, para que Ele, ressuscitado, apresentando-se no meio de nós, sopre sobre nós o mesmo Espírito e nós torne capazes de construir paz, perdão, alegria, amor… A Mãe das Dores, continua aos pés das cruzes de hoje, aquelas que injustamente erguemos entre nós, e também aquelas que marcam a nossa fragilidade humana… Presença de ternura, mas também desafio à conversão: como Ela, deixarmo-nos envolver pelo Espírito de Pentecostes para que aconteça renovação do coração, da mentalidade, da acção.

As leituras deste Domingo podem ser lidas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI encontra o boletim paroquial desta semana e AQUI a folha dos avisos paroquiais.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Profissão solene da Fé 2012


Foi num clima de grande alegria e festa que, no passado dia 13 de Maio, o grupo de catorze crianças do 6º ano se apresentou, diante da comunidade, para professar solenemente a sua Fé, renovando, deste modo, as promessas assumidas no Batismo pelos seus pais e padrinhos. De facto, foi para todos motivo de felicidade e júbilo poder afirmar a sua Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, diante de toda a assembleia dominical e, em especial, dos seus familiares e amigos mais próximos (“Foi muito importante ver que a minha família estava lá. Estavam quase todos, a ver-nos e a ouvir-nos”).

Acima de tudo, a Profissão de Fé é uma Festa importante porque consiste no culminar de uma caminhada de seis anos, em que as crianças não só descobriram o Amor de Deus pelos Homens, que entregou o seu próprio Filho e, ainda hoje, lhes envia o seu Espírito Santo, mas cresceram na Fé e na relação de intimidade com Ele. Por isso, estas crianças, que se vão tornando cada vez mais autónomas, começam a sentir vontade de mostrar por elas mesmas a sua crescente adesão a Cristo (“Esta solenidade foi muito importante para mim, porque a minha Fé cresceu e eu pude demonstrar isso perante todos”). 

Estas crianças sabem que “proclamar a nossa Fé é acreditar e anunciar que queremos seguir Jesus”; é olhar para Maria, exemplo de fidelidade e amor a Deus, e desejar ser como ela. Por essa razão, as crianças, no momento de Ação de Graças, depositaram flores junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, rezando-lhe para que os ajudasse a continuar a alimentar e a aprofundar a sua Fé, como os Pastorinhos (“Quando entregamos as flores a Maria, foi como se a estivéssemos a “recompensar” por algo. Senti que isso a tinha deixado feliz”). 

“Agora, já sei melhor o que é ser cristão”.

Que todos eles possam continuar a crescer na Fé e que a Palavra de Deus seja a Luz que ilumine os seus caminhos! Continuemos, pois, pais, padrinhos, catequistas e comunidade, a ajuda-los com o nosso exemplo e testemunho de vida cristã a alimentar a chama de Cristo que brilha nos seus corações

O grupo do 6º ano da Catequese

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Festa em honra de Nossa Senhora das Dores 2012

SEXTA-FEIRA, 25 DE MAIO
19h00 Abertura do Arraial
20h30 Missa e Procissão de Velas
22h30 Animação musical: «Duo Elsa e Marina»

SÁBADO, 26 DE MAIO
14h00 Alvorada
14h30 Abertura do Arraial
15h30 «Gaiteiros do Vidigal»
16h00 Garraiada
19h00 «Rancho Típico da Boa Vista»
20h30 Missa
22h00 Animação musical: «ALFA 2»
24h00 Animação musical DJ/Karaoke

DOMINGO, 27 DE MAIO
09h00 Alvorada e abertura do Arraial
09h30 Chegada da Filarmónica Penelense e Recolha dos Andores
14h30 Missa e Procissão
16h00 Desfile da Fanfarra com Majoretes
17h00 Entrega do Guião
17h30 Concerto com a Filarmónica Penelense
18h30 Espectáculo de dança com «Academia Annarella»
21h00 Animação musical: «Concertinas Amigos de Guimarães»
22h30 Animação musical: «P.A.3»

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO
14h30 Abertura do Arraial
15h00 Alvorada
19h00 Missa dos Festeiros
21h30 Leilão e Sorteio
22h00 Animação musical: «Grafitti»
23h30 Fogo-de-artifício
24h00 Encerramento dos Festejos

Foi elevado ao Céu...

O Evangelho deste Domingo põe-nos diante de um último encontro de Cristo ressuscitado com o grupo dos Onze, no qual os envia a anunciar o Evangelho, da sua ascensão e do início da actividade missionária dos discípulos.

É o início de um tempo novo: Jesus não está da mesma forma, mas está presente pela acção e testemunho dos discípulos que O tornam presente neste mundo. A comunidade dos crentes não pode deixar de anunciar a Vida recebida, e de a tornar presente pelo vencer das injustiças e opressões (o “expulsar dos demónios”), pela construção da paz e do entendimento entre os povos (o falar de “novas línguas”), pela esperança que levam a todos os que sofrem (a “cura” dos doentes). Jesus reentra na comunhão do Pai, mas continua a sua missão de construir o Reino de Deus através de todos os que optam por Ele e seguem os seus passos. Como recorda o Sr. D. António Marto na carta pastoral para este ano: «os cristãos estão presentes no mundo, em todos os âmbitos da sociedade; e devem estar aí segundo a sua identidade, isto é, como cidadãos do mundo, fiéis ao Evangelho, guiados pela consciência cristã (cf. GS n. 76)» (Testemunhas de Cristo no mundo, 2.4.)

As leituras deste Domingo podem ser lidas AQUI, e um comentário às leituras AQUI.

AQUI encontra o boletim paroquial para esta semana, e AQUI os avisos.

sábado, 12 de maio de 2012

Saber-se amado e escolhido por Deus

Antes de nos voltarmos para Deus, já Ele nos escolheu: o amor de Deus por nós está antes de tudo, e acompanha toda a nossa vida. Sermos cristãos é sabermo-nos amados por Deus! Por isso, a nossa vida é também uma resposta de amor: amar como Jesus nos amou – é este o mandamento que Ele nos dá. 

Ser testemunha de Cristo, deixar brilhar em nós a sua luz, viver a vida recebida no Baptismo, é caminhar no amor, orientar a nossa vida pelo amor, dar frutos de amor! É este o caminho para a «alegria completa», a felicidade que buscamos, às vezes em caminhos tão distantes do amor, apesar de lhe darmos esse nome: só o «como» de Jesus é referência para perceber o que é ou não o verdadeiro amor

AQUI encontra as leituras deste Domingo, e AQUI um comentário às leituras.

O boletim paroquial está disponível AQUI, e os avisos AQUI.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Festa da Primeira Comunhão

No dia 29 de Abril, o grupo do 3º ano da Catequese da Paróquia da Boa Vista participou plenamente na Eucaristia, comungando pela primeira vez. Fica aqui o testemunho dos catequistas e das crianças:


Ao iniciarmos o ano catequético, demos conta que cada criança já tinha um conhecimento maior ou menor de Jesus. Ajudá-las a crescer neste conhecimento era fundamental para a vivência da grande etapa da Primeira Comunhão.

Querer seguir Jesus, implicava um aprofundamento da Sua Pessoa, da Sua Vida, da Sua Palavra para que a adesão a Ele fosse uma realidade na vida das crianças. À medida que avançávamos era notório o interesse e a alegria pela descoberta do Amigo Jesus. Não é fácil, para nós catequistas, provocar esse interesse! No entanto, pouco a pouco, demos conta da mudança que se ia operando em cada uma delas! Espantadas e maravilhadas, continuamos a confiar no Senhor, certas de que só Ele podia transformar os seus corações.

Foi encantador descobrir a capacidade interior das crianças, na vivência das celebrações, cujo objectivo principal era sempre a preparação do Primeiro Encontro com Jesus Eucaristia.

A festa da Luz foi uma Celebração vivida com muita fé e interioridade. Foi muito belo, no final da Celebração, as crianças serem convidadas pelo Pároco a acenderem de novo a sua vela do Baptismo no Círio Pascal e a saírem da Igreja com ela acesa, como sinal de quererem levar ao Mundo, a Luz de Jesus.

Outro momento emocionante foi a festa da reconciliação. Partilhar com outros o que se viveu e sentiu e o modo como eles celebraram este sacramento, é difícil de explicar! A alegria de serem perdoados espelhava nos seus rostos. O meu coração está puro… o meu está cheio da luz de Deus… os meus pecados foram perdoados… Crianças e seus familiares envolveram-se com muita fé neste grande momento celebrativo. Sentia-se a Paz, a Alegria, o grande Amor de Deus!...

Finalmente, continuamos a caminhada com muita seriedade para o grande dia da Primeira Comunhão. “Eu sou o Pão Vivo descido do Céu” (cf,Jo 6), foi aprofundado de forma a elas entenderem que comungar não é receber uma coisa, mas sim uma Pessoa, Jesus Cristo que alimenta, dá força e ajuda a crescer a Vida de Deus que existe em nós, desde o dia do nosso Baptismo. A Celebração Eucarística, foi linda! Transcrevemos alguns testemunhos que nos revelam a forma simples, mas profunda como todos a viveram:

Gostei muito, mas a sério de receber Jesus no meu coração… Senti no meu coração – “sou de Cristo, sou feliz”… Eu ’adorei’ falar com Jesus… Gostei muito de receber Jesus no meu coração e de cantar: “tão perto de mim”. Fiquei muito feliz por ver tantas pessoas na Igreja… Quando recebi Jesus senti o desejo de ser boa… ’Adorei’ estar acompanhada pela minha família, de ouvir Jesus e estar com Ele… Gostei muito da minha primeira comunhão, porque a coisa mais importante foi receber Jesus pela primeira vez, dentro de mim… A minha primeira comunhão foi maravilhosa. Gostei de receber Jesus no meu coração. Não ouvi a voz de Jesus, mas senti que Ele estava a dizer-me para O seguir, para fazer o bem e para ser feliz… Pela Tua acção realizada no coração destes pequeninos, graças Te damos Senhor.

É de salientar os três momentos de Adoração Eucarística que antecederam cada Celebração e que ajudaram a cimentar a relação de Amizade das crianças com Jesus Eucaristia.

Aos Pais agradecemos toda colaboração, interesse e a participação na forma como acompanharam a caminhada de fé dos seus filhos e todo o apoio que nos deram.

Maria Emília Carreira

sábado, 5 de maio de 2012

Permanecer unido

Se no Antigo Testamento o símbolo da videira era usado para falar de um povo (que nem sempre correspondeu com o fruto esperado), agora Jesus usa-o para falar de si mesmo: Aquele que cumpre em si mesmo tudo o que o Senhor da Vinha pode esperar da sua vinha. Em Jesus encontramos plenamente realizada a «obediência» à vontade do Pai, aquele que tornou a sua vida o lugar donde brota o «vinho novo» da nova aliança no seu sangue derramado na cruz…

Permanecer unido a Ele é a forma de também nós, os discípulos, ramos que não têm vida em si mesmo, mas que necessitam constantemente da seiva que de Jesus no vem, podemos dar fruto: acolher, partilhar, perdoar, respeitar, ser humilde, verdadeiro, justo e solidário, construir a paz, servir o bem comum, amar…

Permanecer unido. Não apenas um relação esporádica ou momentânea, mas com a constância de quem se deixa mesmo podar para que o fruto seja cada vez melhor… A oração, a relação íntima e profunda com Ele, é o que mantém viva e vivificante esta relação…

As leituras deste domingo podem ser vista AQUI, e um cometário às leituras AQUI.

O boletim paroquial desta semana está disponível AQUI, e a AQUI os avisos paroquiais.