Programa paroquial

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Mãe de Deus

Quase passa despercebido, parado e quieto... mas é Jesus quem movimenta todo o texto do Evangelho de hoje: vemos os pastores a correr, quase em euforia, a contar tudo o que lhes tinha acontecido, e a voltar em atitude de louvor; vemos Maria a acolher no coração tudo o que via e ouvia; depois, a circuncisão e o nome: Jesus (=Deus salva). E tudo se passa por causa deste nome-missão: Ele vem de facto salvar, e quem o acolhe como Salvador vive na intensidade destas atitudes: pressa para ver e acolher a salvação, vagar para contemplar e meditar no coração...

Maria olha aquele Menino que tem nos braços: o seu Filho, é o Filho de Deus!

As leituras da missa deste Domingo podem ser vistas AQUI.
AQUI encontra um comentário às leituras.

O boletim paroquial desta semana pode ser descarregado  AQUI.
Os avisos podem ser consultados AQUI.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Luz da Luz

Presépio da igreja da Boa Vista 2011

Apesar das nossas ruas poderem estar um pouco menos iluminadas que o habitual, o Natal não deixa de ser nunca a grande Festa da Luz. Celebramos um nascimento, o do Filho de Deus, o Verbo eterno, Aquele que proclamamos no credo como «Luz da Luz», verdadeiro Deus que veio ao mundo para iluminar a nossa vida. Deus irrompe na nossa história de uma forma única e definitiva. Naquele Menino, simples e semelhante a todos os outros meninos, o olhar da fé vê o próprio Deus que assume a nossa humanidade.

Mas Jesus ilumina-nos de verdade porque é também o verdadeiro Homem. É aquele que vive a sua humanidade no mais genuíno e sublime que ela tem. «Eis o homem», dirá mais tarde Pilatos... Eis, de facto, o homem. O homem que, desde o seu início, ilumina o nosso ser com as suas opções, com a sublime lição do presépio: uma vida dependente apenas de uma mãe e de um pai que não têm mais nada para dar ao seu filho senão o calor do seu amor. Pequenez, humildade, simplicidade...

Desejar um Santo e Feliz Natal é, antes de mais, desejar que a Luz nos leve de novo e sempre ao essencial, ao Amor primordial de Deus que nos cria, é desejar que se seja homem à imagem do verdadeiro Homem, é ousar acolher o presépio como um desafio, e que a Luz transpareça para este nosso mundo de hoje através de nós.

A todos um Santo e Feliz Natal!

O boletim paroquial está disponível AQUI.
Os avisos podem ser consultados AQUI.



Leituras da missa da meia-noite.
Leituras da missa do dia.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Quando Deus pede licença...


É sempre assim, este Deus todo-poderoso, que pede licença para entrar... Sem deixar de ousar a proposta, com a delicadeza que Lhe é própria, no respeito pela liberdade dos homens a quem ama, não quer assustar mas envolver num projecto que é conjunto, como são todos os que levam a marca do Amor... E Maria, na sua fragilidade, e com as suas próprias dificuldades, aceita o desafio que vem marcado pelo mistério: «Conceberás e darás à luz um Filho», o «Filho do Altíssimo», porque é pela força do Espírito Santo que ela será Mãe»... De facto «a Deus nada é impossível» quando os homens se abrem às possibilidades d'Ele.

E deste «sim» de Maria começa a aventura divina de um Deus feito homem, um Deus em quem bate um coração humano, para que no humano nunca deixe de bater o coração divino, aquele mesmo coração que, rasgado na cruz, continua a ser um convite para que o homem entre, mesmo sem pedir licença...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos paroquiais estão disponíveis AQUI.

As leituras deste 4º Domingo de Advento estão AQUI.
AQUI poderá ler um comentário às leituras.

sábado, 10 de dezembro de 2011

«Vivei sempre alegres...»


A segunda leitura deste 3º Domingo de Advento começa com este apelo à alegria, nota que se encontra também na primeira leitura, quando o profeta afirma que exulta de alegria no Senhor, que a sua alma rejubila em Deus. João Baptista, no Evangelho, é interrogado na sua identidade: «Quem és tu»; e, com segurança, afirma ser a «voz» que clama no deserto: a sua identidade está na sua missão de mostrar presente no mundo Aquele que ainda não é conhecido. O testemunho é, no fundo, a sua identidade e a sua pessoa, e anunciar que está presente a Luz, dar a conhecer esta Boa Notícia, não pode deixar de ser uma fonte de alegria.

Neste caminho de Advento, a certeza da presença de Jesus Cristo neste mundo, a esperança da sua vinda definitiva, o caminho de renovação interior para O seu acolhimento, a Luz que Ele é para nós, são fundamento de uma alegria que se faz festa: festa da vida, festa do encontro, festa da partilha - o sentido da festa do Natal.

Acolhendo este presente de Deus presente, vivendo a festa do seu encontro, talvez, como João, possamos (com alegria) saber dizer-nos a nós próprios de uma forma plena quando nos perguntarem também a nós: «Quem és tu?»

O boletim paroquial desta semana está disponível AQUI.
Os avisos paroquiais podem ser vistos AQUI.

Leituras do 3º Domingo de Advento.
Comentário às leituras.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Presentes solidários 2011

Presentes solidários 2011

«Preparai os caminhos do Senhor»


No segundo Domingo de Advento, o início do Evangelho de Marcos põe-nos diante do testemunho de João Baptista: as suas palavras, e a sua própria presença, são um desafio para as comodidades e instalações na vida.

Para além do convite a «preparar o caminho do Senhor», o convite à conversão, a repensar e reestruturar a vida de acordo com os critérios divinos, a sua própria atitude põe-nos diante da «essencialidade» da vida - no deserto, comia do pouco que ali se encontrava, vestia frugalmente... Não era uma «cana agitada pelo vento» (oca por dentro), mas um homem preenchido, com sentido... Todo ele, em palavras e em pessoa, é um apelo à conversão, à busca do essencial, ao reorientar do percurso de vida, à desinstalção dos vícios... Uma «voz» que incomoda, mas que faz bem escutar...

As leituras deste 2º Domingo de Advento podem ser vistas AQUI.
Encontra um comentário às leituras AQUI.

O boletim paroquial está disponível AQUI.
Os avisos paroquiais podem ser vistos AQUI.