Programa paroquial

sábado, 27 de agosto de 2011

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!

Ao terminar a Jornada Mundial da Juventude, a Ana e a Maria Felício, da nossa paróquia da Boa Vista, deixa-nos o seu testemunho pessoal do que significou, para elas, participar nesta grande festa de fé dos jovens católicos de todo o mundo.

Quando partimos pela primeira vez para um evento tão grandioso como a Jornada Mundial da Juventude, não sabemos ao certo aquilo que nos espera... Seremos bem recebidos? Seremos capazes de acolher a mensagem do Santo Padre? Regressaremos fortalecidos na fé, mostrando a verdadeira alegria de ser cristão? Realmente, as dúvidas são muitas, mas também o são as expectativas e o desejo do encontro pessoal com Jesus Cristo, que nos chama a segui-Lo. Assim, de coração aberto, decidimos responder "sim" ao convite que o Papa Bento XVI enviara aos jovens do mundo inteiro e dirigimo-nos confiantes para Madrid, onde, durante uma semana, pudemos experimentar a unidade, a beleza e a vivacidade de uma Igreja jovem, moderna e firme na mesma Fé e no mesmo Amor a Deus.
Ao longo dos vários dias em que permanecemos na capital espanhola, contactámos com jovens de diferentes culturas e nacionalidades. Com eles trocámos objetos trazidos das comunidades natais, partilhámos jogos e brincadeiras, registámos a nossa amizade em fotografias para mais tarde recordar e visitámos monumentos e lugares que nos enriqueceram. Tudo para que, nas palavras do Papa Bento, "graças à nossa fé, continue a ressoar o nome de Cristo em toda a Terra".
Em Madrid, foi sempre notória a emoção e o entusiasmo com que os jovens aguardavam e saudavam o seu Papa (inumeráveis as vezes em que coros de vozes se uniam para gritar: Esta es la juventud del Papa!). Na Jornada deste ano, em particular, foi evidente o crescimento interior vivido nas sessões de catequese, o alento novo e a esperança redobrada dos portugueses no seguimento do Encontro Nacional com os Bispos (no qual se reuniram mais de 10.000 jovens de todo o país), a importância do testemunho de outros peregrinos, o fortalecimento espiritual proporcionado pelos diversos momentos de oração, o impacto interior do Sacramento da Reconciliação, a comoção perante o reconhecimento do sofrimento de Cristo na Via Sacra e sua ligação com os sofrimentos dos jovens de hoje...
Contudo, certamente que, para todos os jovens que tiveram a oportunidade de participar nesta linda festa da fé, o ponto mais alto e culminante da sua caminhada recaiu sobre o fim-de-semana no aeródromo Cuatro Vientos, onde vivemos uma verdadeira aventura de persistência e firmeza na fé! Na noite de sábado, a chuva, o vento e a trovoada puseram em risco a progressão da Vigília de Oração, mas os jovens permaneceram inabaláveis, unidos na fé e na oração, não tendo abandonado o lugar onde queriam (continuação) pernoitar. Em Cuatro Vientos, foi possível sentir o quão importante esta atitude foi para o Santo Padre, sucessor de Pedro, e como encheu de alegria o seu coração: "Obrigado pela vossa resistência! A vossa força é maior que a chuva! Também nisto sois um exemplo!"
Na manhã seguinte, acordados por um sol quente e brilhante, participámos na Eucaristia de encerramento da Jornada, na qual os jovens foram enviados a seguir a Cristo sem medo, a dá-Lo a conhecer a todos os povos e a viver e partilhar o Seu Amor todos os dias da sua vida, nas comunidades, movimentos e grupos a que pertencem. Na pessoa do Santo Padre, vimos o retrato de Cristo; nas suas palavras e obras, um exemplo de vida; na sua mensagem, um convite sincero e aliciante que nos incita a dizer: "Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus, que deste a Tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela Tua Palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas Tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustenta, a alegria que nunca me abandona".
Ana e Maria Felício

28 de Agosto a 4 de Setembro


«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me» 28 de Agosto de 2011:
Boletim paroquial AQUI.
Avisos paroquiais AQUI.
Leituras do 22º Domingo do Tempo Comum AQUI.

«Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles»
04 de Setembro de 2011:
Boletim paroquial AQUI.
Avisos paroquiais AQUI.
Leituras do 23º Domingo do Tempo Comum AQUI.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Grupo Pioneiro parte para Marrocos

Foi nesta quarta-feira, dia 24 de Agosto, que o grupo de 8 pioneiros e 2 dirigentes do Agrupamento 1227 da Boa Vista partiu para a actividade Verão que vai levar o grupo até Marrocos. Uma breve celebração de envio na Igreja marcou o início desta aventura.

Pode ir acompanhando toda a actividade na página do Agrupamento de Escuteiros do CNE da Boa Vista (AQUI).

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

14 a 21 de Agosto



«Mulher, é grande a tua fé!»,
14 de Agosto

Boletim paroquial (AQUI)
Avisos (AQUI)
Leituras do 20º Domingo do Tempo Comum (AQUI)




«O Senhor fez em mim maravilhas!»,
15 de Agosto

Assunção de Maria
Leituras da Solenidade (AQUI)





«Tu és Pedro e dar-te-ei
as chaves do Reino dos Céus»,
21 de Agosto

Boletim paroquial (AQUI)
Avisos (AQUI)
Leituras do 21º Domingo do Tempo Comum (AQUI)




JMJ - Madrid 2011
De 16 a 21 de Agosto, a Igreja vive o encontro dos jovens com o Papa. Este ano, Madrid é a cidade escolhida para aquele que é o maior encontro de jovens de todo o mundo! «Enraizados em Cristo. Firmes na Fé» é o tema da Jornada Mundial da Juventude.
Pode seguir todas as informações AQUI.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A mão estendida de Jesus...


O texto do Evangelho deste Domingo, onde contemplamos Jesus a andar sobre as águas, é todo ele cheio de simbologia... No meio da mar açoitado pelas ondas, e com ventos contrários, os discípulos, na barca, são convidados a perceber que o vulto de Jesus não é o de um "fantasma", mas do "Filho de Deus" que está sempre pronto a estender logo a mão para segurar que tem confiança para dizer como Pedro: «salva-me, Senhor!»

O Boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Os avisos podem ser vistos AQUI.

Para a reflexão a partir deste texto, AQUI.