Programa paroquial

sábado, 28 de maio de 2011

Presença constante connosco e em nós...


O evangelho deste Domingo centra-se numa promessa de Jesus: Ele vai partir, mas não deixará os discípulos abandonados a si mesmos, «não vos deixarei órfãos...»; Ele pedirá ao Pai, que enviará o «Paráclito», o Espírito Santo que defende e conforta, o «Espírito da verdade» que habita connosco e está em nós. É o Amor de Deus, a sua Presença constante que, em nós, nos dá a capacidade de sempre nos superarmos...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Avisos paroquias para a semana de 29 de maio a 5 de Junho AQUI.

Festa da Avé Maria: 1º ano da catequese


As crianças do 1º ano da Catequese viveram no dia 27 de Maio a Festa da Avé Maria. No contexto da festa em honra de Nossa Senhora das Dores, foram convidadas a aprender com Maria a rezar: «Mão do Amor, Rainha da Igreja! Abençoai-nos!» Foi a oração que formaram a partir das letras do nome de Maria. No final da celebração, as crianças foram convidadas a levar os andores com as imagens dos Pastorinhos de Fátima na procissão de velas.

Acompanhados dos seus pais e catequistas, rezando e cantando, percorreram o caminho da procissão até regressar de novo à igreja onde se concluiu este momento de oração.

sábado, 21 de maio de 2011

Visita de idosos a Fátima

A partir do início do mês de Junho, a Conferência São de Paulo vai proporcionar aos doentes e idosos da paróquia a possibilidade de passarem uma tarde em Fátima. Cada semana, em dia a combinar, alguns elementos da Conferência acompanharão alguns idosos que queiram aproveitar esta oportunidade de viver uma tarde diferente, participando na recitação do Rosário na Capelinha das Aparições. As inscrições devem realizar-se junto dos elementos da Conferência.

Caminho, verdade e vida


1. «Em casa de meu Pai há muitas moradas» A casa do Pai é o espaço onde se reúne a sua família… Para nós, a Igreja é a concretização desta casa onde todos os que acolhem a vida de Deus se reúnem como irmãos. Nela há muitas moradas, há lugar para todos, na diversidade e especificidade de cada um. Mas também com algo que a todos nos une: a mesma Fé, a mesma Esperança, o mesmo Deus e Pai. A Igreja é a comunidade dos Homens Novos que querem viver a aventura de seguir o caminho traçado por Jesus.

2. «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim» Qual o caminho a seguir para fazer parte desta família de Deus? Jesus dá-nos a resposta: é Ele mesmo o caminho. É a sua vida, as suas palavras, os seus gestos, a sua entrega de amor e por amor que nos revelam o itinerário a percorrer também por nós. Quem aceita percorrer esse caminho torna-se, de verdade, filho de Deus, encontra a verdade de si mesmo, saboreia a plenitude da vida.

3. «Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores» Acreditar em Jesus não é apenas admirar o que Ele fez ou disse… Acreditar é deixar-se transformar por dentro pela presença do seu Espírito, continuar hoje a sua obra, ter a capacidade de se dispor a realizar, com os outros, obras ainda maiores… Sozinhos podemos não ter capacidade para fazer muito, mas em Igreja, junto com os irmãos, na casa do Pai, o pouco de cada um torna-se em muito…

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.
Avisos paroquiais AQUI.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Crianças participam pela primeira vez na Comunhão


O grupo das crianças do 3º ano da Paróquia da Boa Vista, preparou-se com muita seriedade para a sua primeira comunhão. Como preparação mais intensa realizaram-se, ao longo do ano, três momentos de Adoração Eucarística, com o objectivo de proporcionar às crianças uma experiência íntima de amizade com a Pessoa de Jesus Cristo. Presididos pelo Pároco, estes momentos foram vividos com muita verdade por todas as crianças.

Acompanhar o seu crescimento na fé; o seu amor a Jesus que procuravam conhecer e seguir com simplicidade de coração, foi uma grande alegria, para nós, catequistas, e uma grande surpresa para os pais. “O meu filho está muito diferente”- comentava uma mãe numa reunião de pais. Sim! Era mesmo verdade. Aquela criança estava, na realidade, muito diferente! O seu interesse e comportamento deixavam-nos estupefactos!

Foi belo observar nelas a expectativa do Encontro entre elas e Jesus! Foi belo descobrir a capacidade que revelavam para acolherem o Jesus Amigo, que queriam receber com toda a verdade e candura! Foi belo ver a assíduidade, o interesse e a participação em todos os encontros! Foi bela, muito bela a festa do Perdão; a festa da Luz; a festa do momento alto do encontro com Jesus Ressuscitado!

Eu hoje tenho três festas: uma na Igreja; outra em casa e outra no meu coração! – Exclamava uma criança.

A Ti, Senhor Jesus, o nosso louvor e acção de graças por toda a beleza escondida nos corações destes pequeninos e por todo o interesse e colaboração dos seus pais.


Maria Emília Carreira

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sim!, como Maria



No próximo dia 22 de Maio, terá lugar no Seminário Diocesano de Leiria, a Assembleia Diocesana da Acção Católica Rural (ACR). Teremos uma conferência intitulada: «Sim!, como Maria».



sábado, 14 de maio de 2011

Escolhe a vida e viverás

De 15 a 22 de Maio decorre a Semana da Vida, com o tema «Escolhe a vida e viverás».

O tema corresponde à necessidade confirmada de nos assumirmos imersos neste conflito entre a vida e a morte. «Também para nós, ressoa claro e forte o convite de Moisés: “Vê, ofereço-te hoje, de um lado, a vida e o bem; do outro, a morte e o mal. [...] Escolhe a vida, e então viverás” (Dt 30, 15.19)». Com a força recebida de Cristo, que venceu o mundo pela sua morte e ressurreição, queremos viver e anunciar o Evangelho da vida, «sem temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo (Cf. Rom 12,2)».

Todos os materiais para esta semana podem ser vistos AQUI.


O peixe pequeno e o peixe grande (história)

Um dia, um pequeno peixe, cansado de procurar, perguntou a outro mais velho e experiente onde era o Oceano.
– Essa é boa, pequeno! – respondeu o peixe grande, bem humorado. Não vês que é mesmo no Oceano que nos encontramos?!
– Mas isto é simplesmente água! – retorquiu, desiludido, o peixinho. O que eu procuro é o Oceano!
E lá foi nadando, desapontado, à busca do Oceano noutro lado.
É como se a criança, no seio de sua mãe, duvidasse da sua existência e fosse procurá-la noutro lugar.
Sem se questionarem em nada sobre a sua vida, a sua origem e razão de ser, muitos preferem viver como o peixe pequeno que, “dentro do Oceano”, só via a materialidade da água. Reduzem tudo às coisas físicas e esquecem Deus, que os chamou à existência e os envolve no mistério do seu amor.
Estas propostas de oração são uma ajuda para maior descoberta e acolhimento da dádiva maravilhosa da vida, mesmo que a sua compreensão total nos escape. Quem sou eu para receber tão grande manifestação de amor?


Programa da Festa em Honra de Nª S.ra das Dores 2011

27 de Maio, sexta-feira
19:00 – Abertura do arraial
20:30 – Missa e Procissão de velas
22:00 – Organista Nelson Marto
24:00 – Karaoke | Encerramento

28 de Maio, Sábado
14:00 – Alvorada
14:30 – Abertura do arraial, Quermesse, Bar
15:00 – Insufláveis
15:30 – Garraiada
20:00 – Missa
21:00 – Rancho Típico da Boa Vista
22:00 – Actuação «TV5»
24:00 – Animação DJ’s | Encerramento

29 de Maio, Domingo
09:00 – Alvorada e abertura do Arraial
09:00 – Chegada da Filarmónica das Chãs e recolha dos andores
14:30 – Abertura da Quermesse
14:30 – Missa e Procissão
16:00 – Fanfarra dos Bombeiros de Alcobaça
17:00 – Entrega do Guião
18:00 – Concerto pela Filarmónica das Chãs
19:00 – «Antoniu’s - Amigos da Concertina»
21:00 – Actuação do artista Zé do Pipo
22:00 – Actuação da banda «Kremlin»
24:00 – Encerramento

30 de Maio, segunda-feira
14:30 – Abertura do Arraial
15:00 – Alvorada
19.00 – Missa dos Festeiros
20:30 – Ilusionista Gil
22:00 – Banda «Ondas»
23:00 – Sorteio
23:30 – Fogo de Artifício
24:00 – Encerramento dos festejos

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bom Pastor


No Domingo do «Bom Pastor», encerramos a semana de oração pelas vocações, e iniciamos a Semana da Vida.

Na Diocese de Leiria-Fátima vive-se um dia de festa com as ordenações, na Sé. Um padre e um diácono franciscanos, e um diácono para a Igreja diocesana, enriquecem este dia que nos apresenta, no Evangelho, Jesus como o «Pastor» que entra pela porta principal, aquele que conhece as ovelhas, e cuja voz é por elas conhecida, um pastor que encaminha o rebanho para boas pastagem para que tenham vida, e vida em abundância. Mas não só pastor, Ele é também a «porta» que dá acesso à vida: só percorrendo o caminho que é Ele próprio, se chega à vida definitiva...

Duas parábolas que nos falam da confiança que Jesus nos convida a ter: o Amor de Deus quer dar-nos a possibilidade de encontrar um caminho para o verdadeiro sentido e valor da vida. Do encontro com Ele, para que a sua voz nos seja familiar, no seguimento dos seus passos, passando pela mesma «porta», seguindo o mesmo caminho que Jesus seguiu, tornando-nos verdadeiros discípulos, abre-se a o horizonte da «vida em abundância». Num tempo em que, por vezes, esta expressão se possa confundir com o «gozar a vida numa euforia perpétua», talvez seja bom repensar o que é a verdadeira «qualidade de vida» à luz do Amor de um Pastor que, de facto, quer o nosso bem!

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

Na Caridade com a Rainha Santa Isabel

ACAGRUP 2011 – Agrupamento 1227 Boa Vista

A Rainha Santa Isabel nasceu em Saragoça, passou alguns anos da sua vida em Coimbra e morreu em Estremoz.

Foi este o mote para o nosso ACAGRUP 2011, acampamento do Agrupamento 1227, em que o tema escolhido foi “Na Caridade com a Rainha Santa Isabel”. Participaram cerca de 30 escuteiros que foram divididos por 3 equipas, cada uma delas designadas pelo nome das 3 cidades mencionadas. Aproveitámos o enorme potencial que a nossa região tem para explorar alguns episódios da vida da Rainha assim como experimentar um pouco o modo de vida daquela época (séculos XIII e XIV).

Começámos a explorar o tema com uma actividade, no dia 30 de Abril, na cidade de Leiria onde visitámos vários espaços a que a Rainha deu nome, tal como o Lar de Santa Isabel. Esse dia culminou no castelo onde descobrimos que o local da actividade seria Amor. Amor, porque é o sentimento necessário para que haja Caridade, e esse Amor, assenta em 4 pilares fundamentais: Atenção, Misericórdia, Ofertar e Realizar.

Do dia 6 ao dia 8 de Maio estivemos então a acampar no Campo Escutista dos Pirilampos em Amor. E de facto, havia muitos pirilampos! Ao longo do acampamento recebemos a visita da Rainha Santa Isabel e de D. Dinis que nos atribuíram várias tarefas. A primeira foi reconquistar as cidades de Saragoça, Coimbra e Estremoz que tinham sido tomadas pelos Mouros. De seguida, tivemos de ajudar as populações dessas cidades a retomarem as suas vidas normais, pois os Mouros tinham pilhado e destruído todos os bens. Pusemos mãos à obra e fomos recolher farinha para cozer pão, apanhar lenha para aquecer o forno, fazer velas para nos iluminar a noite e também montar armadilhas para caçar coelhos. Mas como também temos de cuidar do espírito, ainda houve tempo para compormos uma cantiga d'amigo, uma oração de agradecimento e elaborarmos o estandarte de cada uma das nossas cidades.

Depois de concluídas estas tarefas pudemos visitar o Convento das Clarissas de Monte Real, onde ficámos a conhecer um pouco mais da vida da Rainha Santa que, depois de ter ficado viúva, vestiu o hábito daquela congregação de religiosas. No final da visita, pudemos ainda desfrutar um pouco da vila e fomos conhecer os Paços da Rainha, onde nos deliciámos com um belo repasto.

No final da actividade, teve lugar a celebração da Eucaristia Campal em que estiveram presentes os nossos familiares e onde fizeram a promessa 4 Lobitos.

D. Dinis e a Rainha Santa Isabel fizeram uma última aparição no final da cerimónia e concederam-nos a todos o grau de Cavaleiro da Caridade, pela bravura, perseverança e amor demonstrados.


Camaleão Criativo

sábado, 7 de maio de 2011

Semana de Oração pelas Vocações

Integrado na «grande oração vocacional», pedida pelo Sr. Bispo, teremos no próximo Sábado, dia 14 de Maio, pelas 21h00, na igreja paroquial da Boa Vista, um tempo de adoração eucarística com o tema «Maria, Jesus e as vocações».

Oração pelas vocações

Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor da vossa Igreja,
Vós que tanto nos amastes que destes a vida por nós, e, depois de ressuscitado de entre os mortos, prometestes estar connosco até ao fim dos tempos, nós vos suplicamos:
fazei com que haja mais cristãos que se deixem cativar pelo Vosso amor e se ofereçam para o irradiar pelo mundo como sacerdotes, religiosos ou religiosas.
Ajudai-nos, Senhor, a tudo fazermos para que esta graça nos seja concedida na comunidade cristã a que pertencemos.
Teremos então mais razões para Vos bendizer em união com a Santa Maria, Vossa Mãe bendita: Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amén.

Processo de reconhecimento


Dois discípulos a caminho de Emaús, tristes e desanimados: os seus sonhos de triunfo ao lado de Jesus ruíram aos pés de uma cruz. Abandonam a comunidade em Jerusalém e regressam à sua aldeia, dispostos a esquecer o sonho.

Surge depois Jesus. Faz-se seu companheiro de viagem, interroga-os, escuta as suas preocupações, torna-se confidente da frustração. Para responder, e lhes demonstrar o projecto de Deus, “começando por Moisés e passando pelos profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que lhe dizia respeito”. É na escuta e na partilha da Palavra que o plano salvador de Deus ganha sentido: só através da Palavra de Deus – explicada, meditada e acolhida – o crente pode perceber que o amor até às últimas consequências e o dom da vida não são um fracasso, mas geram vida nova e definitiva.

Chegam a Emaús. Mesmo que o coração possa estar “a arder”, continuam a não reconhecer Jesus, mas convidam-n’O a ficar com eles. Ele aceita e sentam-se à mesa. Enquanto comiam, Jesus “tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho”. Evoca-se a celebração eucarística da Igreja primitiva: é possível encontrar Jesus vivo e ressuscitado sempre que os irmãos se reúnem em nome de Jesus para “partir o pão”. Jesus lá está, vivo e actuante, no meio deles. É essa extraordinária novidade que os leva de novo ao encontro da comunidade dos discípulos, o lugar onde se partilha a mesma certeza de que Jesus está vivo! É o sonho que volta, transfigurado pelo processo de reconhecimento de Jesus na Palavra acolhida, no Pão repartido, na Fé partilhada na comunidade…

O boletim paroquial deste semana pode ser visto AQUI.

terça-feira, 3 de maio de 2011