Programa paroquial

sábado, 27 de novembro de 2010

Vigiar, para não deixar passar a Vida ao lado...


No início do Advento, início também de um novo ano litúrgico, a liturgia lança-nos um apelo nas palavras de Jesus: «Vigiai... estai também vós preparados»...

Para começar, a necessidade de estar atentos, para que a Vida não nos passe ao lado. O Evangelho, em três pequenos quadros fala de algumas coisas que nos podem distrair do essencial: o «gozar a vida», como faziam no tempo de Noé; os trabalhos e compromissos do dia a dia; o «adormecer» para o cuidado da própria «casa»...

Ao acender a primeira vela da coroa de Advento, mais uma vez nos deparamos com a necessidade de manter acesa a chama, a vontade de nos empenharmos com responsabilidade na construção de um mundo melhor. Jesus vem: preparemos-nos para O acolher!

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 20 de novembro de 2010

Quando o trono é a cruz...


O último domingo do tempo comum apresenta-se sempre como um espaço para a contemplação da realeza de Jesus Cristo. Neste ano C, acompanhando o Evangelho de São Lucas, é-nos proposto o diálogo na cruz com o «bom ladrão». E é aí, na cruz, naquele que é o momento supremo da dádiva de si mesmo, do seu amor e serviço à humanidade, que Jesus se nos revela como Rei - uma realeza de amor, de serviço e de doação de si mesmo, uma realeza que revela a caridade infinita de Deus... O rosto real de Jesus na cruz é o rosto do Deus de Amor que perdoa e envolve na aventura da Vida: «hoje estarás comigo no Paraíso...»

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 13 de novembro de 2010

Perseverança


A destruição do templo e da cidade de Jerusalém (ano 70) não é sinal do fim do mundo, nem os terramotos ou guerras, nem as perseguições... Não é o medo mas a esperança que Jesus anuncia! A Igreja vai passar por tempos difíceis, na história haverá calamidades incompreensíveis... Mas não é para a destruição que caminhamos, mas para a vida, e a vida em plenitude!

Não sigamos os falsos profetas que nos querem conquistar pelo medo, não nos deixemos dominar por quem nos quer traçar um destino escrito de antemão: na liberdade e no amor, caminhamos para Deus, fonte de esperança, para quem valemos tanto que nem um só cabelo da cabeça se perderá!

Enquanto Igreja, caminhamos na esperança e, neste mundo concreto, somos convidados a abraçar o projecto de testemunhar o Reino que pode crescer em nós e por nós... Perseverança, é a palavra que marca a presença cristã, de quem olha e trabalho o mundo com esperança...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um Deus de vivos



A ressurreição é a esperança que dá sentido a toda a caminhada do cristão. A fé cristã torna a esperança da ressurreição uma certeza absoluta, pois Cristo ressuscitou e quem se identifica com Cristo nascerá com Ele para a vida nova e definitiva.

A certeza da ressurreição não deve ser, apenas, uma realidade que esperamos; mas deve ser uma realidade que influencia, desde já, a nossa existência terrena. É o horizonte da ressurreição que deve influenciar as nossas opções, os nossos valores, as nossas atitudes; é a certeza da ressurreição que nos dá a coragem de enfrentar as forças da morte que dominam o mundo, de forma a que o novo céu e a nova terra que nos esperam comecem a desenhar-se desde já.

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.