Programa paroquial

sábado, 24 de abril de 2010

Uma voz que chama à Vida

Do conhecimento nasce a relação, da relação a confiança, da confiança a entrega e o seguimento... As «ovelhas» conhecem a voz, seguem o «Pastor», e recebem dele a segurança da «vida eterna». A parábola do Bom Pastor do Evangelho deste Domingo convida-nos a viver com Jesus a mesma relação que Jesus vive com o Pai: Eles são Um, e nós, com Eles, chamados à Vida que nos unifica...

Ele, Jesus, é sempre o único Pastor dos seus discípulos, que caminham unidos a outros pastores que devem encontrar em Jesus o modelo, a fonte e a meta do seu agir... Na oração pelas vocações, rezamos para que na Igreja não faltem pastores que vivam com entusiamos e alegria o serviço do «rebanho» que é de Deus.

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 17 de abril de 2010

Jornada Familiar



Sábado, 24 de Abril de 2010
Uma tarde para reflectir, conviver e celebrar em família

14h30: Acolhimento (salão paroquial)
15h00: Actividades para crianças e adolescentes
15h00: «Nós e os nós» - conferência, Dr. Agostinho Matias
17h00: Convívio
18h30: Celebração

«NÓS E OS NÓS»
O Dr. Agostinho Matias é médico, psicólogo e padre, e virá orientar um tempo de reflexão sobre as relações familiares e a educação dos mais novos no actual contexto social e familiar.

Lançai a rede...

O Ressuscitado, na margem do lago, desafia os seus discípulos a continuarem a concretizar a salvação de Deus no mundo: a pesca dos «cento e cinquenta e três grandes peixes» é um sinal da missão da Igreja que é chamada tirar a humanidade das trevas do «mar» de pecado para a luz do acolhimento do «pão» e do «peixe» repartido que Jesus oferece à humanidade...

Pedro assume um lugar de relevo na partilha deste Amor. Ele, que viveu o ser acolhido na fragilidade na sua negação, é agora convidado a «apascentar», sabendo que esta sua missão não é sua: é do próprio Ressuscitado que continua vivo e actuante na comunidade. «Segue-me», é o desafio de cada cristão: fazer com Cristo o caminho para a Vida...

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 10 de abril de 2010

Tocar para acreditar...



Sempre achei piada à cara do Tomé neste quadro do Caravvaggio: toda a expressão de quem está perante a evidência mas continua simplesmente sem conseguir dar o passo em frente... E é Jesus quem lhe segura a mão e o leva a tocar vivo, aquele que Tomé tinha visto morto e sepultado.

A fé no Ressuscitado é hoje, como sempre, posta à prova. E hoje, como sempre, o desafio de «tocar», de «experimentar» e «provar» a fé, continua a ser um desafio para a mesma comunidade cristã que «oito dias depois» (como no Evangelho, com os discípulos reunidos no primeiro dia da semana, o Domingo), deixa que seja Jesus a meter-se ao centro e manifestar-se realmente presente na Eucaristia, realmente presente numa comunidade que continua a manifestar a Vida e o Amor do Ressuscitado como único fundamento para os laços que unem uma Igreja de pessoas «felizes sem terem visto», mas tendo sentido bem presente o «sopro» de Jesus...



O boletim paroquial está disponível AQUI.

Durante a «Festa da Fé», nos dias 21, 22 e 23 de Maio, a Paróquia da Boa Vista estará presente na tenda de exposição dedicada à vigararia dos Milagres.

Para além de iniciativas de âmbito geral, cujo programa começou a ser divulgado no dia da Peregrinação Diocesana a Fátima, cada uma das 9 vigararia da Diocese terá um espaço de exposição no qual é desfiada a tornar presente o «rosto da Igreja» da vigararia. Também os movimentos e serviços diocesanos terão o seu espaço de exposição. Estas tendas de exposição estarão no Jardim Luís de Camões, no Marachão, por detrás do Turismo, e no Parque da Cidade (do avião). Junto a estas tendas haverá também barraquinhas com petiscos, comes e bebes. No sábado, dia 22, haverá aí um espaço preparado para a realização de piquenique onde, para além do farnel que cada um possa levar, se pode juntar o saborear de pratos típicos das diferentes zonas da Diocese.

A vigararia dos Milagres, da qual faz parte a paróquia da Boa Vista, juntamente com as paróquias de Amor, Arrabal, Bidoeira, Caranguejeira, Milagres, Regueira de Pontes e Santa Eufémia, já começou a preparar esta exposição, tendo sido pedida a colaboração da Equipa Vicarial de Pastoral, na qual estão presentes leigos de todas as paróquias.

Para além de todas as iniciativas celebrativas, culturais e festivas, esta é mais uma razão para não faltar à «Festa da Fé», o grande acontecimento da Igreja Diocesana que conclui a caminhada deste ano pastoral dedicada à comunhão e corresponsabilidade na Igreja.


O Programa Geral da «Festa da Fé - Rostos(s) da Igreja Diocesana» pode ser visto AQUI.

sábado, 3 de abril de 2010

Não está aqui: ressuscitou!


Esta é a noite,
em que Cristo, quebrando as cadeias da morte,
Se levanta glorioso do túmulo.
Oh admirável condescendência da vossa graça!
Oh incomparável predilecção do vosso amor!
Para resgatar o escravo entregastes o Filho.
Oh necessário pecado de Adão,
que foi destruído pela morte de Cristo!
Oh ditosa culpa,
que nos mereceu tão grande Redentor!
Esta noite santa afugenta os crimes, lava as culpas;
restitui a inocência aos pecadores, dá alegria aos tristes.
Oh noite ditosa,
em que o céu se une à terra,
em que o homem se encontra com Deus!

(do Precónio Pascal)


O boletim paroquial desta semana pode ser viso AQUI.