Programa paroquial

sábado, 31 de outubro de 2009

Bem-aventurados...


Ao celebrar a solenidade de Todos os Santos, a liturgia convida-nos a reflectir no texto das Bem-aventuranças: o desafio da santidade que passa pela capacidade de acolher a vida de Deus e a tornar uma realidade na nossa vida concreta, na nossa forma de pensar, sentir, desejar, fazer, estar com os outros...


Bem-aventurados são os autênticos, aqueles que assumem a sua humanidade e a deixam encher da esperança da ressurreição, porque o que Jesus promete não se deixa encerrar na fragilidade deste mundo, mas aponta para outra realidade: «Alegrai-vos e exultai, porque é grade nos Céus a vossa recompensa»


O boletim paroquial pode ser visto AQUI.

sábado, 24 de outubro de 2009

Que eu veja...


Bartimeu, o cego, não desiste perante a cegueira... quer «ver», e isso dá-lhe forças para ultrapassar todos os obstáculos. Ao ouvir Jesus que passa, não se cala quando os outros o repreendem. Quando Jesus o manda chamar, deita fora a capa, dá um salto e vai falar com Jesus... E o encontro é «iluminante»: recupera a vista e segue Jesus.


Jesus que passa, as «cegueiras» que continuam... Queremos ver? Queremos deitar fora as «capas» que nos prendem, «dar o salto» para a novidade de uma visão iluminada pelça Luz de Jesus? Seremos dos que «repreendem» quando alguém grita por Jesus, ou dos que dão coragem: «Ele está a chamar-te»?

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Veio para servir, dar a vida...


É sempre desconcertante este desajustamento de lógicas… Apesar de acompanharem Jesus há algum tempo, os discípulos parecem não perceber a lógica de Jesus… Enquanto eles pensam em ter os primeiros lugares, Jesus continua a insistir que o caminho da vida é outro: «o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos»…

Para entrar no espírito do Reino é preciso converter o coração: deixar de se centrar no «eu» e acolher um Deus que se oferece totalmente por nós. É desse cálice que Jesus nos convida hoje a continuar a beber: saber dar a vida, como Ele, para a redenção de todos…


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 10 de outubro de 2009

Festa das Colheitas 2009

Sábado, 17 de Outubro:
15h30: Desfile das ofertas, a partir do adro (zona norte)
Segue-se a Bênção e o Leilão
20h30: Missa vespertina
21h30: Animação musical

Domingo, 18 de Outubro
14h00: Missa e Procissão do Sagrado Coração (sul)
15h30: Lelilão das ofertas (continuação) e Sardinhada.

Vender tudo...

Um homem rico que procura ser rigoroso no cumprimento dos mandamentos... Mas alcançar a vida eterna não é uma simples conquista pessoal... é viver o dom de uma relação, é estar com Jesus, saber-se amado, saber que tudo o resto não é nunca capaz de satisfazer a necessidade mais profunda da pessoa humana: ser-se amado. É esse o desafio de Jesus: não centrar o coração em coisas, mas num Amor que tudo renova e faz renascer... Vender tudo, é desprender-se de tudo, ou tudo saber ter em função de uma relação com Deus que se concretiza no rosto de cada pessoa com quem cruzamos a história da nossa vida.


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 3 de outubro de 2009

Não separe o homem...


O caminho dos discípulos (e a sua escola...) continua. A partir de uma pergunta dos fariseus, Jesus afirma a radical condenação do divórcio, contra os costumes da época... Para Jesus, o projecto do amor humano não pode ter como perspectiva senão o Amor divino de quem parte! Por isso, recorda a afirmação do livro dos Génesis: o homem e a mulher são criados à imagem de Deus e só se encontram plenamente a si mesmos quando embarcam na aventura de manifestarem, na sua vida, o Amor de onde nascem. O Amor é um dom de Deus que se acolhe e partilha.

O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.