Programa paroquial

sábado, 26 de setembro de 2009

Na escola de Jesus...


O caminho com Jesus é uma escola de conversão: entrar numa nova lógica de pensamento e de acção. No Evangelho deste Domingo continuam os desafios da lógica do Reino: alegrar-se com o alargar do Reino, mesmo quando não é feito por nós e pelos «nossos»; saber-se em caminho, com outros, sem se considerar detentor de toda a verdade, sabendo afastar ciúmes e arrogâncias que levam aos fanatismos; acolher, respeitar e corresponsabilizar na comunidade os pequenos e pobres; ter a coragem de arrancar da própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino...


«Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a»: a «mão» fala-nos da acção, do que fazemos... o que preciso cortar nas minhas acções para viver na lógica do Reino?

«Se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o»: o «pé» fala-nos do caminho que seguimos, das opções que estão na base da vida que vamos construíndo... o que preciso cortar nas minhas opções para entrar na lógica do Reino?

«Se um dos teus olhos é para ti ocasião de pecado, deita-o fora»: o «olho» fala-nos do que buscamos, do que desejamos, daquilo que tornamos «luz» para viver a vida... o que preciso deitar fora naquilo que são as motivações e buscas interiores que não se identificam com o Reino?


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 19 de setembro de 2009

Jubileu do Santíssimo


Esta festa celebra o aniversário da licença para guardar a reserva eucarística no sacrário da igreja da Boa Vista, e está unida à celebração da festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores (15 de Setembro), padroeira da Paróquia.

Ao longo dos anos, Jesus Eucaristia é a Presença no centro da comunidade: junto ao sacrário quantas pessoas encontraram o lugar para se unirem a Jesus em oração e adoração... Nos gestos simples desta festa agradecemos e louvamos esta sua presença. Levamo-l'O em procissão a manifestar a vontade de O tornar presente nas ruas da nossa terra, naquelas que são as vidas que se alimentam d'Ele na Eucaristia.

Horários:
Sábado 19: 20h30- Missa e procissão de velas (norte)
Domingo 20: 10h30- Missa e procissão com o Santíssmo (sul)

«Servo de todos...»


O apelo de Jesus ao serviço é recorrente nos Evangelhos. Mas não deixa de soar um pouco estranho, aos nossos ouvidos de hoje como aos daquele tempo, a afirmação: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e servo de todos». De facto, a tentação do poder, da grandeza, da promoção social, do aperecer não nos é assim tão desconhecida... Mas Jesus, também Ele tentado, não deixa de viver na sua vida o que ensina: sendo de condição divina, afirma São Paulo, fez-se um como nós, e como homem entregou, por nós a sua vida, na cruz...


A Eucaristia celebra este «fazer-se pequeno», o «abaixamento» de Jesus. Agora, no sinal do Pão e do Vinho, continua presente, na simplicidade e humildade dos elementos... A Eucaristia continua a fazer acontecer esta «pequenez» de Jesus que (seguindo o texto de S. João) se põe de joelhos para lavar os pés dos homens. A Eucaristia continua a ser este serviço constante, este Deus que não tem medo de se joelhar à nossa frente para nos servir com a sua Palavra, a sua Vida, o seu Espírito...


O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 12 de setembro de 2009

Inscrições na Catequese

Todas as crianças e adolescentes se devem inscrever para a Catequese.
Mais informações sobre a Catequese para o ano 2009-2010: AQUI.

«Tu és o Messias»


«E vós, quem dizeis que Eu sou?» A pergunta de Jesus continua a fazer-se ecoar... Mais do que muitas informações, o «quem» implica um conhecimento «interior»... É uma pessoa, é Jesus, que se colaca frente aos discípulos: quem sou Eu, para ti?

A resposta não pode ser apenas «dita»,; tem de ser «vivida». Aceitá-l'O como Messias implica «peredr a vida», viver como Ele numa atitude de Amor-Total-e-Radical, de quem está disposto à Cruz...

Pedro, com os seus momentos de luz e de sombra, é também sinal de uma adesão que é progressiva e feita na fragilidade humana... Pedro, como nós... Mas o Deus de Jesus Cristo é assim, capaz de escolher e deixar-se acompanhar da nossa fragilidade... Sem medo, deixar-se iluminar pela Sua presença.

O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.