Programa paroquial

sábado, 29 de agosto de 2009

Ir ao coração da Igreja


O Sr. D. António Marto publicou, com data de 28 de Agosto de 2009, a carta pastoral que orientará a reflexão e acção da Igreja de Leiria-Fátima e que se encontra já disponível na Internet (www.leiria-fatima.pt). «Comunhão e corresponsabilidade na comunidade cristã» é o subtítulo que nos orienta, desde o início, para três “sins” e três “nãos”: «O tríplice sim é à comunhão, à corresponsabilidade e à renovação inspirada pelo Evangelho e pela leitura dos sinais dos tempos. O tríplice não é à divisão, à desresponsabilidade (indiferença) e à estagnação ou ao imobilismo» (nº 4.5).

Partindo da análise da situação actual da Igreja, que encontrou no Concílio Vaticano II um marco de redescoberta do seu próprio ser enquanto «mistério de comunhão de Deus com os homens e dos homens entre si», o Sr. Bispo não deixa de salientar quer o enfraquecimento da consciência eclesial de muitos baptizados que não se sentem membros vivos desta comunidade, quer as imagens desfocadas da Igreja com que nos deparamos.

Por isso, no segundo ponto, o Sr. Bispo apresenta-nos uma reflexão sobre o coração da Igreja enquanto mistério de comunhão, que será iluminada, no terceiro ponto, com alguns textos do livro os Actos dos Apóstolos que servem de modelo para as comunidades de hoje. No último ponto, apresentam-se alguns desafios à Igreja de Leiria-Fátima para que possa viver como «casa e escola da comunhão»: desenvolver uma espiritualidade de comunhão, viver a corresponsabilidade, nomeadamente no Conselho Pastoral e Económico, adoptando um modelo de pastoral integrada e integral.

Este será um texto de referência para este ano, que devemos procurar conhecer de perto e deixar que nos ilumine na nossa acção pastoral.

O texto completo pode ser lido AQUI.

Um coração perto de Deus


Para além do que possam ser as tradições, para além do que está estabelecido como comportamento correcto, para além dos ritos e expressões exteriores, para além do que possa ser tomado com «lei», Jesus procura sobretudo uma situação de verdade: um coração perto de Deus para que se possa exprimir em atitudes que partem de «dentro». Cuidar de um «coração» que não se deixe contaminar pela impureza que nele pode nascer...


Contra «imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez», contra todos os vícios, Jesus convida-nos a um coração próximo de Deus, um coração que se deixa contagiar pela Palavra lida à luz do Espírito de Deus.


O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 22 de agosto de 2009

Descida do Mondego

No BLOG DA CATEQUESE DA PARÓQUIA pode ver as fotos da descida do Mondego com o grupo dos crismados.

«A quem iremos?»

O longo percurso pelo capítulo 6 do Evangelho de São João, com toda a catequese de Jesus do Pão da Vida, põe os discípulos perante a necessidade de optar. É o momento de escolher: ou ficar com Jesus, e isso implica «comer o seu corpo» e «beber o seu sangue»; ou simplesmente partir pois «estas palavras são duras»...

Jesus quase que força a decisão dos discípulos! Não se pode estar com Jesus apenas porque Ele cuida de multiplicar os pães e de alimentar o povo com uma palavra de alento e de esperança. É preciso assumir a pertença, adoptar um estilo de vida, aceitar caminhar atrás d'Ele, seguir os seus passos, «comer o seu corpo e beber o seu sangue»...

Muitos partem. Aos que ficam, Jesus questiona se estão dispostos de verdade a viver a opção por Ele... Pedro é quem responde, com a pergunta que é nossa, de cada pessoa: «a quem iremos?» De facto, a quem iremos? Quem nos pode dar razão e sentido? Quem nos pode preencher e compreender? Quem é meta de eternidade?... É a pergunta de cada pessoa, de toda a humanidade: o sentido do nosso ser... E o mesmo Pedro dá a resposta: «Tu tens palavras de vida eterna»...

Pedro, agora, sabe dizer-se a partir da Palavra que é Jesus...

O boletim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 15 de agosto de 2009

Verdadeira comida, verdadeira bebida...

Ao concluir estes domingos em que nos fizemos acompanhar pelo capítulo 6 do Evangelho de São João (no próximo Domingo retomamos a leitura do Evangelho de São Marcos), encontramos a insistência de Jesus em dar-se como alimento: «a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida».
Jesus dá-nos a «comer a sua carne»: a sua condição frágil, que assumiu por amor de nós, é nosso alimento; n'Ele tão próximo de nós, verdadeiro «Emanuel» (Deus connosco), encontramos o espaço de crescimento para a Vida verdadeira. E a expressão mais sublime deste amor de Jesus é a cruz, onde Ele derrama o seu sangue, como oferta de amor. O «sangue que bebemos» é esta dádiva de amor, é Jesus que se entrega a nós para que o acolhamos e assimilemos, e vivamos na mesma atitude d'Ele...
É na Eucaristia que celebramos, tornamos presente, de novo e sempre, este Mistério do Amor de um Deus próximo, morto e ressuscitado, é na Eucaristia que Jesus se continua a fazer presente no Pão e no Vinho que são a sua vida e entrega por nós, para que O assimilemos em nós, e O tornemos fonte de uma vida nova.
O boletim paroquial desta semana pode ser visto AQUI.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

«Eu sou o pão vivo...»


Alguns estavam próximos de Jesus: conheciam a sua família, a sua história... mas não conseguiram dar o "salto" da fé... Acreditar em Jesus é mais que saber umas coisas sobre Ele, sobre o que disse e fez. Um pouco como no nosso mundo de hoje: todos sabem coisas sobre Jesus, todos já ouviram falar dele... mas quantos acreditam de verdade?


O desafio de Jesus é o da fé, uma fé que se alimenta no acolhimento do próprio Jesus que se faz presente na Eucaristia,pelo Pão e pela Palavra.


O boletim desta semana pode ser visto AQUI.

sábado, 1 de agosto de 2009

«Quem vem a Mim nunca mais terá fome...»


A multiplicação dos pães e dos peixes atrai muita gente a Jesus... mas será que O procuram com o sentido que Jesus quis dar a esse sinal?


Mais que resolver os seus problemas de fome material, Jesus quer dar-se a Ele mesmo como o Pão que sacia as fomes mais profundas da humanidade: comer deste Pão que é Jesus é assimilar a sua vida, viver como Ele, aceitar partilhar-se, dar-se aos outros ao jeito do próprio Jesus que, na cruz, se entrega totalmente por nós...


O botetim paroquial para esta semana pode ser visto AQUI.